Repensando a carreira pública brasileira sob a perspectiva dos processos de transformações globais

Autores

Palavras-chave:

Carreira. Força de trabalho. Indivíduo. Modelos de carreira. Mudanças globais

Resumo

Os processos de mudança organizacional estão se tornando cada vez mais comuns sob a óptica de estratégias, reestruturações ou tecnologias, sem levar em conta a mudança de relações que envolve o indivíduo com a organização, com a sociedade e consigo mesmo. Muitas pessoas estão valorizando menos os conceitos tradicionais como lealdade, autoridade, antiguidade ou promoção, de forma que o trabalho, a família, o autodesenvolvimento e a carreira possam receber atenção substancial. Este contexto coloca em evidência as particularidades da força de trabalho do serviço público federal brasileiro e a sua interrelação com o sistema de carreira, que foi adotado para esta classe de trabalhadores. Assim, o presente ensaio tem por objetivo adentrar no universo das teorias que exploram as características da carreira pública federal brasileira, com o intuito de defrontá-las com as teorias e tendências que abarcam a temática na atualidade. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de uma abordagem qualitativa, com natureza de ensaio teórico, em que se observou que existe um descompasso entre a realidade da carreira pública federal brasileira e a evolução das teorias que lidam com o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Amaral de Castro, Fundação João Pinheiro (FJP) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrando do programa de administração pública da Fundação João Pinheiro (FJP), administrador de empresas e especialista em Gestão Pública. Atualmente é administrador na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Kamila Pagel de Oliveira, Fundação João Pinheiro (FJP)

Doutora e mestre em Administração. Possui graduação em  Administração Pública e é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) de Minas Gerais. Atualmente é professora na Fundação João Pinheiro (FJP).

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Castro, M. A. A. de, & Oliveira, K. P. de. (2022). Repensando a carreira pública brasileira sob a perspectiva dos processos de transformações globais. Revista Eletrônica De Administração, 28(2), 433–454. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/119865

Edição

Seção

Artigos