Toxicidade e avaliação de atividade moluscicida de folhas de Turnera ulmifolia L.

Autores

  • Natália Cardoso Santos
  • Clarice Noleto Dias
  • Denise Fernandes Coutinho-Moraes
  • Crisálida Machado Vilanova
  • José de Ribamar Santos Gonçalves
  • Nêuton da Silva Souza
  • Ivone Garros Rosa

Palavras-chave:

Turnera ulmifolia, Biomphalaria glabrata, Artemia salina, fitoquímica, chanana.

Resumo

Turnera ulmifolia L. (Turneraceae) é uma erva nativa da América tropical, que ocorre espontaneamente em terrenos baldios. Na medicina popular, é utilizada no combate à bronquite, leucorréia, dores em geral, febre, má digestão, reumatismo e hemorragias. O extrato hidroalcoólico das folhas de T. ulmifolia foi submetido a testes para avaliar sua atividade moluscicida contra indivíduos adultos da espécie Biomphalaria glabrata, sua citotoxicidade geral através do ensaio de letalidade contra Artemia salina e para a detecção do seu perfil fitoquímico. O extrato testado foi ativo contra larvas de A. salina com DL50 de 224,56 µg/mL e inativo contra caramujos adultos da espécie B. glabrata, não havendo mortalidade até 72 horas do início do experimento. Observou-se resultados positivos para glicosídeos cianogênicos, taninos hidrolisáveis, flavonóides, esteróides e alcalóides. Estes resultados mostram o potencial das folhas de T. ulmifolia para a obtenção de substâncias bioativas, principalmente com atividade antitumoral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Cardoso Santos

Farmacêutica, com formação em análises clínicas, graduada pela Universidade Federal do Maranhão, em julho/2009. Foi bolsista da FAPEMA no período de 2008-2009. Está no momento se preparando para ingressar em pós-graduação na área farmacêutica.

Clarice Noleto Dias

Graduanda da Curso de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão. Foi bolsista de iniciação científica no período de ago/2008 a jul/2009. É atualmente bolsista de iniciação científica do CNPq.

Denise Fernandes Coutinho-Moraes

Professora Adjunto do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão. Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos - Universidade Federal da Paraíba. Áreas: farmacognosia; anatomia vegetal; fitoquímica; ensaios biológicos.

 

Crisálida Machado Vilanova

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (1999) e mestrado em Saúde e Ambiente pela UFMA (2002). Atualmente é professora assistente do curso de Farmácia da UFMA

José de Ribamar Santos Gonçalves

Graduação em Farmácia- Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão (1970), especialização em Biofarmácia e Controle de Medicamentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), especialização em Formação Didática Pedagógica pela UFMa (1972), mestrado em Química de Produtos Naturais pela UFRJ (1977). Atualmente é professor adjunto do Curso de Farmácia da UFMA

Nêuton da Silva Souza

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela UFMA, especialização em Metodologia de Ensino de Terceiro Grau pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco e é doutorando da Rede Nordeste de Biotecnologia. Atualmente é Professor Assistente da UEMA.

Ivone Garros Rosa

Possui Graduação em Química Industrial pela UFMA, Mestrado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná, Doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora adjunto da UFMA, com experiência de pesquisa em esquistossomose, produtos naturais ( carboidrato, lectinas e gomas) e controle de qualidade de mel.

Downloads

Publicado

2010-12-21

Como Citar

Santos, N. C., Dias, C. N., Coutinho-Moraes, D. F., Vilanova, C. M., Gonçalves, J. de R. S., Souza, N. da S., & Rosa, I. G. (2010). Toxicidade e avaliação de atividade moluscicida de folhas de Turnera ulmifolia L. Revista Brasileira De Biociências, 8(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/rbrasbioci/article/view/114950

Edição

Seção

Artigos