Testes de comparação de protocolos de extração de DNA e de maceração de tecido de Platonia insignis Mart. (Clusiaceae)

Autores

  • Edyane Moraes dos Santos Universidade Federal do Maranhão
  • Raimundo Reis Araújo Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

Bacuri, Isolamento de DNA, Método CTAB, Método Fenol-Clorofórmio.

Resumo

Neste artigo, são descritos os procedimentos para a extração de DNA, usando dois protocolos: CTAB e Fenol-Clorofórmio, a partir de tecido foliar fresco e seco de Platonia insignis Mart. (Clusiaceae), conhecido popularmente como bacuri. O presente trabalho empregou o teste de maceração manual de tecido vegetal, com auxílio de almofariz e um pistilo, objetivando, dessa forma, realizar um experimento de menor custo. Obtivemos DNA em grandes e médias concentrações, o que poderá proporcionar amplificação por PCR para estudos em biologia molecular da espécie. Protocolos alternativos para a extração de DNA, que aceleram e barateiam o processo, fornecem condições para se obter produto genômico de qualidade e em grande quantidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edyane Moraes dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Bióloga formada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão, Mestre em Sustentabilidade de Ecossistemas pela Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética da conservação e Melhoramento genético de abelha tiúba (Melipona compressipes fasciculata, atuando principalmente em: Melipona, genética da conservação, Biologia Molecular, Marcadores moleculares (ND2 e Microssatélites) e manejo reprodutivo de tiúba. Atualmente trabalha na área de genética da paisagem com estudo de conectidade de paisagem, efeitos da fragmentação de habitat com ênfase em estudos da diversidade genética da Euterpe oleracea (juçara ou açaí). Bolsista de apoio técnico da Universidade Estadual do Maranhão, na categoria mestre, no Laboratório de Genética e Biologia Molecular_LAbWick com o projeto de Diversidade genética do Bacuri (Platonia insignis Mart.) na Resex Chapada Limpa-MA. Atualmente trabalha com genética animal e vegetal, paisagem, marcadores moleculares, geoprocessamento.

Raimundo Reis Araújo, Universidade Estadual do Maranhão

Possui Especialização em Ensino de Genética pela UEMAnet (2016) e Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão (2011). Atualmente é professor das séries iniciais - ciências - Secretaria Municipal de Educação de São Luis. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: Genética, Biologia Molecular, Filogenia Molecular, Taxonomia, Educação, Higiene e limpeza, Alimentação alternativa.

Downloads

Publicado

2018-01-19

Como Citar

Santos, E. M. dos, & Araújo, R. R. (2018). Testes de comparação de protocolos de extração de DNA e de maceração de tecido de Platonia insignis Mart. (Clusiaceae). Revista Brasileira De Biociências, 15(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/rbrasbioci/article/view/114609

Edição

Seção

Nota Científica