Fotoinibição da Fotossíntese

Autores

  • Saulo Alberto do Carmo Araújo
  • Bruno Borges Deminicis

Palavras-chave:

excesso de luz, ecofisiologia vegetal, fotossistema I e II.

Resumo

(Fotoinibição da Fotossíntese). A vida na terra depende da energia derivada do sol. A fotossíntese é o único processo de importância biológica que pode colher esta energia. O termo “fotossíntese” significa “síntese que usa luz”, literalmente. Organismos fotossintéticos usam energia solar para sintetizar combinações orgânicas que não podem ser formadas sem a contribuição de energia. Energia armazenada nestas moléculas pode ser usada depois como fonte de energia para processos celulares na planta e pode servir como recurso de energia para todas as formas de vida. É, portanto, surpreendente que a luz possa ser também prejudicial para a fotossíntese. Existem evidências que o excesso de luz pode afetar o crescimento vegetal e levar à redução da produtividade. Atualmente, essa condição de estresse é conhecida como fotoinibição e definida como um complexo conjunto de processos moleculares que promovem a inibição de fotossíntese através do excesso de luz. O objetivo desta revisão é ressaltar a importância da fotoinibição, suas implicações nos processos fotossintéticos, como e onde ocorre o fotodano, bem como a importância dos fatores climáticos neste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Alberto do Carmo Araújo

Técnico agrícola pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, Graduado e Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente faz Doutorado na área de Produção Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e Manejo de Pastagens, Conservação de Forrageiras, Avaliaçlão e Seleção de Forrageiras, Ecofisiologia de Plantas Forrageiras, Bovinocultura de Leite e Corte, Planejamento Agropecuário.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Como Citar

Araújo, S. A. do C., & Deminicis, B. B. (2009). Fotoinibição da Fotossíntese. Revista Brasileira De Biociências, 7(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/rbrasbioci/article/view/114899

Edição

Seção

Revisão