A ordem do discurso em política e gestão educacional no Brasil

Autores

  • Graziela Zambão Abdian Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília, SP, Brasil, graziela.abdian@unesp.br https://orcid.org/0009-0001-2058-2672
  • Paulo Henrique Costa Nascimento Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília, SP, Brasil, paulo.hc.nascimento@unesp.br https://orcid.org/0000-0002-7512-8039

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.132576

Palavras-chave:

Discurso, Política e Gestão educacional, Foucault, Prescrição e dualidade.

Resumo

O objetivo é investigar os perigos da ordem do discurso em Política e Gestão educacional. Por meio da concepção de discurso adotada por Michel Foucault, analisamos o processo de institucionalização da área observando seu desenvolvimento e organização em disciplina e sua expansão ordenada com autores e comentadores, em seguida, analisamos os procedimentos externos que operam em sistemas de exclusão e, em articulação com os anteriores, estabelecem regras discursivas que proliferam sua formação. Quais são os perigos da ordem do discurso em Política e Gestão educacional? O principal perigo é não percebermos o quanto somos controlados e propagamos um discurso, excluindo outras e novas possibilidades metodológicas de pesquisa e concepções teóricas.

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Biografia do Autor

Graziela Zambão Abdian, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília, SP, Brasil, graziela.abdian@unesp.br

Professora Assistente Doutora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Administração e Supervisão Escolar da Universidade Estadual Paulista, câmpus Marília. Líder do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação (CEPAE) – grupo de estudos cadastrado no CNPq.

Paulo Henrique Costa Nascimento, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília, SP, Brasil, paulo.hc.nascimento@unesp.br

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista, câmpus Marília. Foi professor substituto do Departamento de Administração e Supervisão Escolar da mesma universidade. Pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação (CEPAE) – grupo de estudos cadastrado no CNPq. Professor de ensino fundamental da rede municipal de Oriente.

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

Zambão Abdian, G., & Henrique Costa Nascimento, P. (2024). A ordem do discurso em política e gestão educacional no Brasil. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.132576