El orden del discurso en política y gestión educativa en Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol40n12024.132576Palabras clave:
Discurso, Política y Gestión Educativa, Foucault, Prescripción y dualidad.Resumen
El objetivo es investigar los peligros del orden del discurso en la Política y Gestión Educativa. A través de la concepción del discurso adoptada por Michel Foucault, analizamos el proceso de institucionalización del área, observando su desarrollo y organización en la disciplina y su expansión ordenada con autores y comentaristas, luego, analizamos los procedimientos externos que operan en sistemas de exclusión y, en conjunto con los anteriores, establecen reglas discursivas que proliferan en su formación. ¿Cuáles son los peligros del orden del discurso en Política y Gestión Educativa? El principal peligro es no darnos cuenta de cuánto estamos controlados y propagar un discurso, excluyendo otras nuevas posibilidades metodológicas de investigación y concepciones teóricas.
Descargas
Citas
ALONSO, M. O papel do diretor na administração escolar. São Paulo: Diffel/Educ, 1976.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 11 nov. 2012.
BRASIL. Diretrizes e Bases para Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 1º maio 2023.
DRABACH, N. P.; MOUSQUER, M. E. L. Dos primeiros escritos sobre administração escolar no Brasil aos escritos sobre gestão escolar: mudanças e continuidades. Currículo sem Fronteiras, [S.l.], v. 9, n. 2, p. 258-285, jul./dez. 2009. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2190366/mod_resource/content/1/drabach-mousquer.pdf. Acesso em: 2 maio 2023.
FISCHER, R. M. B. Foucault e a Análise do discurso em Educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 197-223, nov./ 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/SjLt63Wc6DKkZtYvZtzgg9t/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 abr. 2023.
FOUCAULT. M. A ordem do discurso: aula inaugural pronunciada no Collège de France em 2 de dezembro de 1970. Trad.: Laura Fraga de Oliveira Sampaio. 3. ed. SP: Editora Loyola, 1996.
WITTMANN, L. C.; GRACINDO, R. V. (orgs.). O Estado da Arte em Política e Gestão da Educação no Brasil – 1991 a 1997. Brasília: ANPAE, Campinas: Autores Associados, 2001.
LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios; Brasília: CNPq, 2015.
LUCE, M. B.; MEDEIROS, I. L. P de. (orgs). Gestão escolar democrática: concepções e vivências. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.
MACHADO, L. M.; FERREIRA, N. S. C. Política e gestão da educação: dois olhares. Rio de Janeiro: DP&A, Coleção Biblioteca Anpae, 2002, 232p.
MAIA, G. Z. A. As Publicações da ANPAE e a Trajetória do Conhecimento em Administração da Educação no Brasil. 2004. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Marília, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19237/11163. Acesso em: 1º mar. 2023.
MEDEIROS, M. de L.; FEROLLA, L. M.; PASSADOR, C. S.; PASSADOR, J. L. Gestão escolar: afinal, que fins estão sendo buscados? Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [S. l.], v. 30, n. 1, 2014. DOI: 10.21573/vol30n12014.50016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/50016 . Acesso em: 9 ago. 2023.
NASCIMENTO, Paulo H. C. Por uma cartografia da Política e Gestão educacional no Brasil. 2023. 157f. Tese (Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/243001. Acesso em: 20 fev. 2023.
PARO, V. H. Por dentro da escola pública. 3. ed. São Paulo: Xamã, 2000.
PEREIRA, G. R. de M.; ANDRADE, M da C. Lima. A construção da administração da educação na RBAE (1983-1996). Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1393-1411, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/x74YhBd9KTrq3VMQfpx76CK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 abr. 2023.
RIBEIRO, J, Q. Fayolismo na Administração de Escolas Públicas. São Paulo: Linotechnica, 1938.
RIBEIRO, José Q. Ensaio de uma teoria da Administração escolar. São Paulo: Editora Saraiva, 1978.
RIBEIRO, José Q. Introdução à Administração Escolar (Alguns Pontos de Vista). In: TEIXEIRA, A. S. et al. (Org.). Administração Escolar: Edição comemorativa do I Simpósio Interamericano de Administração Escolar. Salvador: ANPAE, 1968, p.18-40.
RUSSO, M. H. Escola e paradigmas de gestão. Eccos, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 25-42, 2004. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/366/358. Acesso em: 15 fev. 2023.
SANDER, B. Administração da Educação no Brasil: genealogia do conhecimento. Brasília, DF: Liber Livro, 2007.
SOUZA, A. R de. O Perfil da Gestão Escolar no Brasil. 2006. 293 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10567. Acesso em: 2 maio 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.