O Impacto de Bolsas de Doutorado na Pós-Graduação Brasileira: Uma análise pelo Currículo Lattes do CNPq

Autores

  • Alberto de Campos e Silva Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Brasília, DF, Brasil. alberto@albertocampos.com.br https://orcid.org/0000-0001-6506-1988
  • Alexandre Motta Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)., Brasília, DF, Brasil. alexandre.motta@cnpq.br https://orcid.org/0000-0002-7201-4466

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.132512

Palavras-chave:

Avaliação de Impacto, Cientometria, Bolsas de Doutorado, Currículo Lattes, Indicadores Bibliométricos

Resumo

Este artigo calculou um impacto do financiamento em bolsas de doutorado pela CAPES e pelo CNPq por meio de análise cientométrica com data mining nos Currículos Lattes. Assim, foram retirados 140 distintos indicadores de 21.250 currículos, nos quais se aplicou modelo econométrico quase-experimental, por meio de regressão linear multivariada em cada indicador e o método de diferença em diferenças, como recomendado pelo Banco Mundial, chegando-se em análise custo-efetividade de cada indicador significativo. Encontrou-se impacto de 15.019 artigos publicados e 8.927 trabalhos em eventos, entre outros.

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Biografia do Autor

Alberto de Campos e Silva, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Brasília, DF, Brasil. alberto@albertocampos.com.br

Formado em física pela UnB, atuação como professor do ensino fundamental, gerente e programador do Cartório Distribuidor Cível da Comarca de Goiânia. Atualmente Analista de C&T e assessor da Diretoria Científica do CNPq. Especialização em Gestão Governamental, Gestão Pública, Ciência de Dados e Big Data Analytics, Mestrado em Gestão Econômica do Meio Ambiente e Doutorado em Educação em Ciências. Apesar dos títulos do mestrado e do doutorado, esses são, na verdade, o uso da cientometria (indicadores de CT&I) para a análise do impacto no CNPq e, portanto, se correlacionam com gestão pública, ciência de dados e big data. Cursando MBA em Gestão de Pessoas e em Data Science e Analytics, pela USP. Além disso, formação complementar em Projetos, Processos, Propriedade Intelectual, Impacto de Políticas Públicas, Plano Estratégico, Avaliação de Banco de Dados, Avaliação de Ações e Avaliação de CT&I. Experiência com programação (especialmente Python) e banco de dados relacional. Assessor da Diretoria Científica do CNPq, com participação em diversos Grupos de Trabalho para as mais diversas funções, trabalhando ativamente na gestão da área finalística do órgão.

Alexandre Motta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)., Brasília, DF, Brasil. alexandre.motta@cnpq.br

Orientador de Doutorado e Mestrado. Sociólogo com graduação pela Universidade de Brasília; Especialização e Mestrado em Sociologia pela mesma Universidade; é Doutor em Educação em Ciência pela Universidade Federal de Santa Maria. Fez pós-doutorado no PPG em Ciências da Computação da Universidade Estadual de Maringá (Manna Pesquisa, Ensino e Inovação). É Analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Professor e Pesquisador no PPG em Educação e Ciências da UFRGS, Pesquisador e Cocoordenador do Grupo de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento em TI e Formação (UFRGS, PPgECi e CNPq), Pesquisador e Membro do Projeto Manna Team (PCC/DIN/UEM/CNPq) e foi Professor e Pesquisador da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Ciência e da Tecnologia, da Educação e da Saúde; Educação em Saúde e Divulgação C&T; Desenvolvimento em C, T&I para TI e para Saúde; Gestão de C&T e Gestão de Pessoas no Serviço Público; Avaliação de Políticas Públicas principalmente Tecnologia de Informação e Comunicação (CC, ME, ID); e Cientometria.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

de Campos e Silva, A., & GUILHERME MOTTA SARMENTO, A. (2024). O Impacto de Bolsas de Doutorado na Pós-Graduação Brasileira: Uma análise pelo Currículo Lattes do CNPq. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.132512