The Impact of Doctoral Scholarships on Brazilian Graduate Studies: An Analysis of the CNPq Lattes Curriculum

Authors

  • Alberto de Campos e Silva Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Brasília, DF, Brasil. alberto@albertocampos.com.br https://orcid.org/0000-0001-6506-1988
  • ALEXANDRE GUILHERME MOTTA SARMENTO Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)., Brasília, DF, Brasil. alexandre.motta@cnpq.br https://orcid.org/0000-0002-7201-4466

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.132512

Keywords:

Impact Evaluation, Scientometrics, PhD Scholarships, Lattes Curriculum, Bibliometric Indicators

Abstract

This article calculated the impact of funding on doctoral scholarships from CAPES and CNPq through scientometric analysis with data mining in Lattes Curriculum. Thus, 140 different indicators were taken from 21,250 curriculum vitaes, to which a quasi-experimental econometric model was applied, using multivariate linear regression on each indicator and the difference-in-differences method, as recommended by the World Bank, arriving at a cost-effectiveness analysis of each significant indicator.  The impact of 15,019 published articles and 8,927 works at events was registered, among other issues.

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Author Biographies

Alberto de Campos e Silva, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Brasília, DF, Brasil. alberto@albertocampos.com.br

Formado em física pela UnB, atuação como professor do ensino fundamental, gerente e programador do Cartório Distribuidor Cível da Comarca de Goiânia. Atualmente Analista de C&T e assessor da Diretoria Científica do CNPq. Especialização em Gestão Governamental, Gestão Pública, Ciência de Dados e Big Data Analytics, Mestrado em Gestão Econômica do Meio Ambiente e Doutorado em Educação em Ciências. Apesar dos títulos do mestrado e do doutorado, esses são, na verdade, o uso da cientometria (indicadores de CT&I) para a análise do impacto no CNPq e, portanto, se correlacionam com gestão pública, ciência de dados e big data. Cursando MBA em Gestão de Pessoas e em Data Science e Analytics, pela USP. Além disso, formação complementar em Projetos, Processos, Propriedade Intelectual, Impacto de Políticas Públicas, Plano Estratégico, Avaliação de Banco de Dados, Avaliação de Ações e Avaliação de CT&I. Experiência com programação (especialmente Python) e banco de dados relacional. Assessor da Diretoria Científica do CNPq, com participação em diversos Grupos de Trabalho para as mais diversas funções, trabalhando ativamente na gestão da área finalística do órgão.

ALEXANDRE GUILHERME MOTTA SARMENTO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)., Brasília, DF, Brasil. alexandre.motta@cnpq.br

Orientador de Doutorado e Mestrado. Sociólogo com graduação pela Universidade de Brasília; Especialização e Mestrado em Sociologia pela mesma Universidade; é Doutor em Educação em Ciência pela Universidade Federal de Santa Maria. Fez pós-doutorado no PPG em Ciências da Computação da Universidade Estadual de Maringá (Manna Pesquisa, Ensino e Inovação). É Analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Professor e Pesquisador no PPG em Educação e Ciências da UFRGS, Pesquisador e Cocoordenador do Grupo de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento em TI e Formação (UFRGS, PPgECi e CNPq), Pesquisador e Membro do Projeto Manna Team (PCC/DIN/UEM/CNPq) e foi Professor e Pesquisador da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Ciência e da Tecnologia, da Educação e da Saúde; Educação em Saúde e Divulgação C&T; Desenvolvimento em C, T&I para TI e para Saúde; Gestão de C&T e Gestão de Pessoas no Serviço Público; Avaliação de Políticas Públicas principalmente Tecnologia de Informação e Comunicação (CC, ME, ID); e Cientometria.

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Published

2024-12-19

How to Cite

de Campos e Silva, A., & GUILHERME MOTTA SARMENTO, A. (2024). The Impact of Doctoral Scholarships on Brazilian Graduate Studies: An Analysis of the CNPq Lattes Curriculum. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.132512