Perfil das(os) estudantes com vínculo de matrícula na educação especial participantes do Saeb (2011-2017)

Autores

  • Gabriela Schneider Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Planejamento e Administração e do programa de pós-graduação em Educação, Curitiba, PR, Brasil, gabis0905@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-6346-2849
  • Ana Lorena de Oliveira Bruel Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Planejamento e Administração, Curitiba, PR, Brasil, analorena@ufpr.br https://orcid.org/0000-0001-7978-5805
  • Rosângela Gavioli Prieto Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação, São Paulo, SP, Brasil, rosangel@usp.br https://orcid.org/0000-0003-4013-1163
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Depto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Educação Especial, eniceia.mendes@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-3673-0681

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.131706

Palavras-chave:

Perfil de estudantes, Deficiência, Transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, Saeb, Censo Escolar, Políticas Educacionais

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil das(os) estudantes do público da educação especial (PEE) participantes nas edições do Saeb de 2011, 2013, 2015 e 2017, matriculadas(os) no 5º e 9º anos do ensino fundamental (EF) de escolas públicas em comparação com os dados do Censo Escolar nas mesmas séries e anos avaliados. A análise observa a participação com foco em características individuais e das escolas. Os resultados sugerem a participação expressiva com aumento percentual ao longo da série histórica, predominância de estudantes do sexo masculino e grande heterogeneidade desse público.

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Biografia do Autor

Gabriela Schneider, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Planejamento e Administração e do programa de pós-graduação em Educação, Curitiba, PR, Brasil, gabis0905@gmail.com

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2007), mestrado (2010) e doutorado em Educação (2014) pela mesma universidade. Professora do Departamento de Planejamento e Administração e do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. 

 

Ana Lorena de Oliveira Bruel, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Planejamento e Administração, Curitiba, PR, Brasil, analorena@ufpr.br

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2003), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e pós-doutorado na Université de Bordeaux (France). Atualmente é professora do magistério superior na Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Planejamento e Administração Escolar.

 

Rosângela Gavioli Prieto, Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação, São Paulo, SP, Brasil, rosangel@usp.br

Graduada em Pedagogia, com habilitações em Educação do Deficiente pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981) e em Administração Escolar pela Universidade de Guarulhos (1987); graduada em Psicologia pela Universidade de Guarulhos (1994); mestre em Educação Especial (Educação do indivíduo especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1990); doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente, é professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.  

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Depto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Educação Especial, eniceia.mendes@gmail.com

Doutorado em Psicologia pelo IP-USP (1995), Mestrado em Educação Especial na UFSCar, Graduação em Psicologia na FCLRP-USP. Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, docente do Depto de Psicologia, do Programa de Pós-graduação em Educação Especial. Atualmente trabalha na diretoria de educação especial no Ministério da Educação.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Schneider, G., Bruel, A. L. de O., Prieto, R. G., & Mendes, E. G. (2024). Perfil das(os) estudantes com vínculo de matrícula na educação especial participantes do Saeb (2011-2017). Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.131706