Perfil de las/os estudiantes con matrícula de educación especial participantes en Saeb (2011-2017)
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol40n12024.131706Palabras clave:
Perfil de estudiante, Discapacidad, Trastornos Generalizados del Desarrollo y Altas Habilidades/Superdotación, Saeb, Censo Escolar, Políticas EducativasResumen
El presente estudio tiene como objetivo analizar el perfil de las/os estudiantes de la educación especial (PEE) participantes en las ediciones del Saeb (Sistema de Evaluación de la Educación Básica) de 2011, 2013, 2015 y 2017; matriculados en los grados 5º y 9º de la Enseñanza Básica de escuelas públicas en comparación con datos del Censo Escolar en los mismos grados y años evaluados. El análisis examina la participación con un enfoque en las características individuales y escolares. Los resultados sugieren una participación significativa con un aumento porcentual respecto a la serie histórica, predominio del alumnado masculino y gran heterogeneidad de este público.
Descargas
Citas
ALAVARSE, O. M.; BRAVO, M. H.; MACHADO, C. Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 54, p. 12-31, 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/eae/v24n54/v24n54a02.pdf. Acesso em: 22 ago. 2024.
ALVES, M. T. G; e SOARES, J. F. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 177-194, jan./mar. 2013, Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/PkVXrTbnCJDktQxLZNK7dDj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 ago. 2024.
BAUER, A.; ALAVARSE, O. M.; OLIVEIRA, R. Avaliações em larga escala: uma sistematização do debate. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1367-1382, dez., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/PgMHxD3BYhzBr6B7CpB5BjS/?format=pdf. Acesso em: 22 ago. 2024.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: DF, dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 ago. 2024.
BRASIL. Portaria n. 149, de 16 de junho de 2011. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Brasília: Diário Oficial da União, junho, 2011. Disponível em: htps://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2017/legislacao/portaria_n447_24052017.pdf. Acesso em: 14 jan. 2023.
BRASIL. Portaria n. 447, de 24 de maio de 2017. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Brasília: Diário Oficial da União, maio, 2017. Disponível em: htps://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2017/legislacao/portaria_n447_24052017.pdf. Acesso em: 14 jan. 2023.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, 26 jun. 2014. Disponível em: Acesso em: 22 ago. 2024. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 22 ago. 2024.
BONAMINO, A.; FRANCO, C. Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do Saeb. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 108, p. 101-132, nov. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/TCDfghNzNbWbgtqW5NMmJ7G/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 ago. 2024.
BONAMINO, A.; SOUSA, S. Z. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educ. Pesqui., Jun 2012, vol.38, no.2, p.373-388. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/rtQkYDSjky4mXG9TCrgRSqJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 mar. 2023.
CAVALCANTE, D. L. da C. Censo Escolar da educação básica e Sistema Educacenso. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação (SEED/SC), 2016. Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/11090276/. Acesso em: 14 jan. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRA DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). PNAD Contínua 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html?edicao=28203&t=resultados. Acesso em: 14 jan. 2023.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar 2011. Brasília: Inep, 2011. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/microdados. Acesso em: 30 set. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar 2013. Brasília: Inep, 2013. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/microdados. Acesso em: 30 set. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar 2015. Brasília: Inep, 2015 Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/microdados. Acesso em: 30 set. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). SAEB 2017. Brasília: Inep, 2017. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/microdados. Acesso em: 30 set. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar da Educação Básica – Sistema Educacenso. Brasília: Inep, [2015?]. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/formacao-pela-escola/cursos-ofertados/cursos/item/7956-censo-escolar-da-educa%C3%A7%C3%A3o-b%C3%A1sica-%E2%80%93-sistema-educacenso. Acesso em: 14 jan. 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Caderno de Conceitos e Orientações do Censo Escolar 2020. Brasília: Inep 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/caderno_de_instrucoes/Caderno_de_Conceitos_e_Orientacoes_do_Censo_Escolar_2020.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Brasília: Inep, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 12 out. 2022.
LIEBL, K. R.; LIMA, I. G. de; PINTO, M. M. Avaliações em larga escala e educação especial: alguns pressupostos em questão. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020004, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654095/20859. Acesso em: 22 ago. 2024.
MENDES, E. G.; D’AFFONSECA, S. M. Avaliação dos estudantes público-alvo da educação especial: perspectiva dos professores especializados. Revista Educação Especial. Santa Maria, v. 31, n. 63, p. 923-938, out./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/33082/pdf. Acesso em: 05 jan. 2022.
MENDES, E. G.; LOURENCO, G. F. Viés de gênero na notificação de alunos com necessidades educacionais especiais. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 15, n.3, p. 417-430, dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbee/v15n3/a06v15n3.pdf. Acesso em: 31 jan. 2022.
MENDES, E. G. CIA, F.; D´AFFONSECA, S. M. (Org.). Inclusão Escolar e a avaliação do Público-alvo da Educação Especial. 1. ed. São Carlos: Observatório nacional de educação especial. v. 2. 522p. 2015.
OLIVEIRA, V. M. B. de et. al. Gênero e público-alvo da educação especial: análise das matrículas nas escolas regulares. Revista de Educação Inclusiva, Campina Grande. Edição especial, volume 4, número 3, 2021, p. 1-11. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/391/936. Acesso em: 16 dez. 2021.
PEREIRA, M. Direito à educação: meninas com deficiência. JORSEN Journal of Research in Special Educational Needs, n. s1, v. 16, 2016, p. 389-293. Disponível em: https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1471-3802.12164. Acesso em: 20 ago. 2024.
REBELO, A. S.; KASSAR, M. de C. M. Avaliação em larga escala e educação inclusiva: os lugares do aluno da Educação Especial. Revista Educação Especial, Santa Maria, vol. 31, núm. 63, pp. 907-922, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3131/313158928009/html/. Acesso em: 14 mar. 2022.
SILVA, M. M. P. et al. Gênero e a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular: um olhar nas matrículas. Anais da XVI Semana de Educação e VI Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Londrina, UEL, 2015, p. 149-159. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/semanaeducacao/pages/arquivos/ANAIS/ARTIGO/PERSPECTIVAS%20FILOSOFICAS/GENERO%20E%20A%20INCLUSAO%20DE%20PESSOAS%20COM%20DEFICIENCIA%20NO%20ENSINO%20REGULAR%20UM%20OLHAR%20NAS%20MATRICULAS.pdf. Acesso em: 14 mar. 2022.
SIMÕES, A. A. Acesso à educação básica e sua universalização: missão ainda a ser cumprida. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais: 5 anos de Plano Nacional de Educação. v. 2, 2019, p. 17-72. Disponível em: https://cadernosdeestudos.inep.gov.br/ojs3/index.php/cadernos/article/view/3974/3562. Acesso em: 22 ago. 2024.
SOARES NETO, J. J.; JESUS, G. R. de; KARINO, C. A.; ANDRADE, D. F. de. Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 54, p. 78–99, 2013. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1903/1887. Acesso em: 13 out. 2022.
SOUSA, S. Z.; OLIVEIRA, R. P. de. Sistemas estaduais de avaliação: uso dos resultados, implicações e tendências. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 141, p. 793-822, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/HfYnBHFv4x63bWY6nkfJt7H/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 ago. 2024
SOUSA, S. M. Z. L. Avaliação em larga escala da educação básica e inclusão escolar: questões polarizadoras. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 31, n. 63, p. 863–878, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/32781. Acesso em: 16 maio. 2023.
VERÇOSA, M. C.; MELETTI, S.M.F. Estudantes com necessidades educacionais especiais nas avaliações em larga escala: prova Brasil e ENEM. Revista Brasileira de Educação Especial, 20(1), p.53-68. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/TtFN5yp9t9HprDsXjr4jVbR/?lang=pt. Acesso em: 1 mar. 2023.
ZANELA, C. C. Uma reflexão a partir do Questionário do Professor Prova Brasil Saeb: práticas pedagógicas e aprendizagem na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. 2020. 340f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220399. Acesso em: 20 ago. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.