BNCC e ENEM: possíveis diálogos
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol36n32020.103548Palabras clave:
Currículo, Ensino Médio, Avaliações Nacionais.Resumen
Esta pesquisa tem por objetivos identificar e discutir via pesquisa documental, possíveis diálogos entre o Exame Nacional do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados indicam que competência, habilidade, contextualização e interdisciplinaridade são pontos com similaridade nos discursos e aplicações. Chama-se atenção à importância do ENEM, por avaliar competências pautadas na BNCC, que propõe currículos contextualizados, sem abrir mão da incansável meta, o ensino de qualidade. Nesse sentido, o ENEM, enquanto política pública pode contribuir para promover desigualdades.
Descargas
Citas
APPLE, M. W. The Politics of Official Knowledge: Does a National Curriculum Make Sense. Teachers College Record, v. 95, n. 2, p. 222-241, 1993. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0159630930140101. Acesso em: 19 abr. 2020.
BIZZO, Nélio; SANTOS-GROW, Ana Maria; GARCIA, Paulo Sérgio; MONTEIRO, Paulo Henrique Nico; TOLENTINO-NETO, Luís Caldeira Brant. Que conhecimentos e habilidades estão em teste no ENEM? Análise de ‘perfomance induzida reversa’. In.: IX Congreso Internacional sobre Investigación em Didáctica de Las Ciencias. p. 415-419. Anais...2003.
BORTALANZA, Ana Maria Esteves; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; CABRAL, Giovanna Rodrigues. Diferentes perspectivas de alfabetização a partir da Base Nacional Comum Curricular: concepções e desafios. Ensino em Re-vista, v. 25, n. Especial, p. 958-983, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/46452-Texto%20do%20artigo-191943-1-10-20181220%20(1).pdf Acesso em: 07 abr. 2020.
BÔAS, Sandra Gonçalves Vilas; CONTI, Keli Cristina. Base Nacional Comum Curricular: um olhar para Estatística e Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ensino em Re-vista, v. 25, n. Especial, p. 984-1003, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/46453-Texto%20do%20artigo-191944-1-10-20181220.pdf. Acesso em: 16 abr. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais (PCN). Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em: 12 de mai. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Brasília: MEC/Semtec, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/BasesLegais.pdf. Acesso em: 20 de mar. 2020.
BRASIL. Exame Nacional do Ensino Médio: relatório final 1999. Brasília: Inep, 2000. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/ENEM+-+Exame+Nacional+do+Ensino+M%C3%A9dio+Relat%C3%B3rio+Final+1999/77da3469-833f-4bec-86f8-10dcd882e262?version=1.0. Acesso em: 12 de abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf. Acesso em: 03 abr. 2020.
BRASIL, INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) (2005). Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. Brasília: MEC/INEP, 2005. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968. Acesso em: 14 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf. Acesso em: 12 de out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Exame Nacional do Ensino Médio: documento básico. Brasília, DF: INEP, 2009. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/Exame+Nacional+do+Ensino+M%C3%A9dio+-+ENEM++documento+b%C3%A1sico/e2cf61a8-fd80-45b8-a36f-af6940e56113?version=1.1. Acesso em: 12 de out. 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Conselho Pleno. Parecer nº 11, de 30 de junho de 2009. Proposta de experiência curricular inovadora do Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de agosto de 2009, Seção 1, p. 11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1685-pcp011-09-pdf&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 mai. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmera de Educação Básica. Parecer nº 7, de 7 de abril de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de julho de 2010, Seção 1, p. 10. Disponível em: http://pactoensinomedio.mec.gov.br/. Acesso em: 20 mai. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Parecer nº 5, de 4 de maio de 2011. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 24 de janeiro de 2012, Seção 1, p. 10. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8016-pceb005-11&category_slug=maio-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 19 mar. 2020.
BRASIL, INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Matriz de Referência do ENEM. 2012. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2012/edital-enem-2012.pdf. Acesso em: 25 abr. 2020.
BRASIL, INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Edital Nº 01 de 8 de Maio de 2013 – Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). 2013. Disponível em http://download.inep.gov.br/educacaobasica/ http://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/1384. Acesso em: 18 mar. 2020.
BRASIL. CÂMARA DOS DEPUTADOS. COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. Relatório de Atividades. Brasília, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Básica 2ª versão revista. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://movimentopelabase.org.br/referencias/segunda-versao-base-curricular/. Acesso em: 17 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Terceira versão.Brasília: MEC, 2017a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 mar. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar; segunda versão revista. Brasília: MEC, 2017b. Disponível em: http://www.consed.org.br/download/base-nacional-comum-curricular-2a-versao-revista Acesso em: 20 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 27 de mar. 2020.
CÂNDIDO, Rita de Kássia; GENTILINI, João Augusto. Base Curricular Nacional: reflexões sobre autonomia escolar e o Projeto Político-Pedagógico. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 33, n. 2, p. 323-336, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/70269. Acesso em: 13 abr. 2020.
CAVALCANTE, L. P. F., OLIVEIRA, R. C., REALI, A. M. M. R., & TANCREDI, R. M. S. P.. Enem 2005: pressupostos teóricos, desenho metodológico e análise dos resultados. Revista de Ciências Humanas, v. 6, n. 2, p. 309-319, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3563 Acesso: 17 abr. 2020.
COSTA, C. F. O ENEM e o desenvolvimento de competências no contexto da educação para o trabalho e a cidadania. Rio de Janeiro: Teias, 2003.
CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues. Permanecer na luta, para uma democracia radical e plural nas políticas de currículo. Rev. Educ. Públ., v. 28, n. 68, p. 357-377, 2019. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8394. Acesso em: 25 mar. 2020.
DOURADO, Luiz Fernandes; SIQUEIRA, Romilson Martins. A arte do disfarce: BNCC como gestão e regulação do currículo. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 35, n. 2, p. 291-306, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/vol35n22019.95407. Acesso em: 28 mar. 2020.
FAZENDA, Ivani (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
FIDELIS, Anna Karolina; GEGLIO, Paulo César. Interdisciplinaridade e Contextualização: desafios de professores de Ciências Naturais em preparar os alunos para o ENEM. REnCiMa, v. 10, n. 6, p. 215-234, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/2047-7841-1-PB.pdf. Acesso em: 10 abr. 2020.
FRANCO, C.; A. BONAMINO. O ENEM no contexto das políticas para o ensino médio. Química Nova na Escola, v. 10, p. 26-31, 1999. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/25239-124701-1-PB.pdf. Acesso em: 06 abr. 2020.
FURTADO, Renan Santos; COSTA, Gustavo Henrique Oliveira. Perspectiva docente sobre as “repercussões” da Base Nacional Comum Curricular na formação de professores de Educação Física. Revista Cocar, v. 14, n. 28, p. 681-701, 2020.
GARCIA, Lenise Aparecida Martins. Competências e Habilidades: você sabe lidar com isso? Educação e Ciência Online, Brasília: Universidade de Brasília, 2005. Disponível em: http://miniweb.com.br/atualidade/entrevistas/Profa_Lenise/competencias.pdf. Acesso em 14 de abr. 2020.
GERALDI, João Wanderley. O ensino de língua portuguesa - e a Base Nacional Comum Curricular. Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 381-396, 2015. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/587/661. Acesso em: 22 mar. 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
GOMES, C.M.A.; BORGES, O. O ENEM é uma avaliação construtivista? Um estudo de validade de construto. Est. Aval. Educ. v. 20, n. 42, p. 73-88, 2009. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1468/1468.pdf. Acesso em: 25 de mar. 2020.
GUIMARÃES, Iara Vieira. Ensinar e aprender Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino em Re-vista. v. 25, n. Especial, 2007. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/46456. Acesso em: 13 abr. 2020.
JÚNIOR, J.G.S.L; ANDRADE, J.E.; DANTAS, J.M.; GOMES, L. M. Uma reflexão sobre o ensino de Astronomia na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. Scientia Plena, v. 13, n. 01, p. 1-9, 2017. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/3341. Acesso em 26 mar. 2020.
KUENZER, A. (Org.). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2000.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. reimpr. Rio de Janeiro: E.P.U, 2015.
MACIEL, Cilene Maria Antunes; NASCIMENTO, Gilvania Conceição; FERNANDES, Cleonice Terezinha, KFOURI, Samira Fayez. Visão de professores de escola de Cuiabá/MT e Campo Verde/MT sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). R. Educ. Públ, v. 26, n. 62/2, p. 657-673, 2017. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5506. Acesso em: 25 mar. 2020.
MARCELINO, L.V.; RECENA, M.C.P. Possíveis influências do novo ENEM nos currículos educacionais de química. Est. Aval. Educ. v. 23, n.53, p. 148-172, 2012. Disponível em: https://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1762/1762.pdf. Acesso em: 25 mar. 2020.
MORETTO. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
MASTELARI, Tânia Belizario; ZÔMPERO, Andreia de Freitas. Oficina de Aprendizagem: uma proposta metodológica na formação do estudante do Ensino Médio. Investigações em Ensino de Ciências. v. 22, n. 3, p. 224-243, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/OFICINA_DE_APRENDIZAGEM_UMA_PROPOSTA_METODOLOGICA_.pdf. Acesso em: 12 mar. 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 2 ed., Petrópolis: Vozes, 1994.
NASCIMENTO, Francisca Silva do; COUTINHO, Taciana Carvalho; PINHEIRO, Josilane Amaro. Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM: Um olhar dos discentes do 3° ano do Ensino Médio e sua preparação para o ingresso no Ensino Superior. Educação em Revista, Marília, v. 14, n. 2, p. 69-92, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/3561-Texto%20do%20artigo-11847-1-10-20140310%20(1).pdf. Acesso em: 10 abr. 2020.
NOVAIS, Gercina Santana; NUNES, Silma do Carmo. A Base Nacional Comum Curricular: uma estratégia a favor da educação emancipatória das infâncias e redução das desigualdades educacionais? Ensino em Re-vista, v. 25; n. Especial, p. 1056-1086, 2018. Disponível em. Acesso em 18 mai. 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/46457. Acesso em: 04 abr. 202
PECCININI, Cláudia Lino; ANDRADE, Maria Carolina Pires. O ensino de Ciências da Natureza nas versões da Base Nacional Comum Curricular, mudanças, disputas e ofensiva liberal-conservadora. Revista de Ensino de Biologia da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, v. 11, n. 2, p. 34-50, 2018. Disponível em: http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/124. Acesso em: 13 mai. 2020.
PERONI, Vera Maria Vidal, CAETANO, Maria Raquel; ARELARO, Liste Regina Gomes. BNCC: disputa pela qualidade ou submissão da educação? Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 35, n. 1, p. 035-056, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/93094 Acesso em: 28 mar. 2020.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
PRIMI, R; SANTOS, A. A. A.; VENDRAMINI, C. M.; TAXA, F.; MULLER, F.A.; LUKJANENKO, M. F.; SAMPAIO, I. S. Competências e habilidades cognitivas: diferentes definições dos mesmos construtos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 17, n. 2, p. 151-159, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v17n2/7875.pdf. Acesso em: 16 abr. 2020.
RAMOS, M. N. A educação profissional pela pedagogia das competências: para além da superfície dos documentos oficiais. Educação & Sociedade, v. 23, n. 80, 405-427, 2002. Recuperado de Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12939.pdf Acesso em: 17 mar. 2020.
SANTOS NETO, A. D. S. O processo de contextualização nas escolas públicas de ensino médio do DF com desempenho acima da média no Exame Nacional do Ensino Médio. 2006. 124f. Dissertação (Mestrado). Universidade Católica de Brasília, 2006. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/845 Acesso em: 10 abr. 2020.
SANTOS, J.M.T. Exame nacional do ensino médio: entre a regulação da qualidade do ensino médio e o vestibular. Educar em Revista. v. 1, n. 40, p. 195-205, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n40/a13.pdf. Acesso em 12 de mar. 2020.
SAPATINI, Jefferson Ricardo. Categorização e análise das questões de Biologia do ENEM (1998-2012). 2014. 43 folhas. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3511/1/MD_ENSCIE_IV_2014_49.pdf. Acesso em 05 de abr. 2020.
VASCONCELOS, V. A.; ANDRADE, B. S. Abordagem da separação de misturas no ensino fundamental sob o enfoque CTSA visando a contextualização no ensino de ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v.8, n.1, p.1-13, 2017. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1141. Acesso em: 17 abr. 2020.
ZÁKIA, S.; OLIVEIRA, R. P. Políticas de avaliação da educação e quase mercado no Brasil. Educa¬ção e Sociedade, v. 24, n. 84, p. 873-895, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v24n84/a07v2484.pdf. Acesso em: 20 mai. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.