Ailton Krenak, pessoa-poesia em performance

Autores

Palavras-chave:

Ailton Krenak, Poesia, Ativismo político, Performance

Resumo

Objetiva-se aqui fazer uma leitura do movimento entre mundos de Krenak a partir da observação de sua performance nas mídias e espaços institucionais, a exemplo de seu ingresso na Academia Brasileira de Letras. Por meio do ensaio e da noção de pessoa-poesia, utiliza-se a metodologia antropofágica, com a leitura crítica e compreensiva de sua obra na relação com outros referenciais. Foi feito um movimento dialógico ao se pensar a pessoa-poesia a partir da filosofia de Krenak e, ao mesmo tempo, a expressão de sua filosofia e ação política. Conclui-se que a poesia em Krenak é uma condição ontológica, a própria vida que se manifesta no corpo, na palavra e na ação política e lhe permite desenvolver sua performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Míriam Silva, Universidade de Sorocaba - UNISO

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Pós doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba - UNISO, na linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos.

Florence Dravet, Universidade Católica de Brasília

Bolsista de produtividade nível 2 do CNPq. Doutora em Didactologia das Línguas e Culturas pela Universidade de Paris 3 - Sorbonne Nouvelle. Professora do PPG em Inovação em Comunicação e Economia Criativa e do PPG em Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Carlos Silva, M. C., & Dravet, F. (2025). Ailton Krenak, pessoa-poesia em performance. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 15(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/139566

Edição

Seção

Temas Contemporâneos IV