Dance Narratives by a Black Artist Mirroring the Knowledge and Concepts of Female Black Authors

Autores

  • Luciano Correa Tavares PPGAC/UFRGS
  • Suzi Weber Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Dança, Rubens Oliveira, Homem negro, Escrevivência, Amefricanidade

Resumo

This article presents aspects of the life and professional narratives of a Black dance artist, Rubens Oliveira, and how his sensitive, poetic and creative experience as a Black man op-poses stereotypes of hegemonic masculinities. The aim of this article is to highlight the life story of a Black Brazilian man who makes dance his profession. Issues concerning the process of being a Black man in Brazil are problematised, using Conceição Evaristo’s (2020) concept of escrevivência (writexperi-ence)and Lélia Gonzalez’s (1988) concept of amefricanidade (Amefricanity). The article, mostly based on Black authors, highlights Black epistemologies as a form of representation.

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Biografia do Autor

Luciano Correa Tavares, PPGAC/UFRGS

Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Biblioteconomia pela mesma universidade. Foi docente temporário no Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2021/1-2022/2. Está bolsista CAPES de Doutorado (2022/1) e foi bolsista CAPES para a realização do Mestrado. Na graduação foi bolsista do Programa BRAMEX no curso de Ciencias de la Comunicación na Universidad Autónoma Metropolitana (Cidade do México). É integrante o Grupo de Trabalho O Afro nas Artes Cênicas: performances afrodiaspóricas em uma perspectiva de decolonização da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Fez parte dos membros organizadores do Programa SêNegra ESEFID/UFRGS, atualmente atua como colaborador. É idealizador e organizador da mostra Masculinidades Negras na Dança. Desenvolve um trabalho individual que enfoca danças negras, rituais e ancestralidade. Atua como bailarino criador-intérprete na Eduardo Severino Cia. de Dança. Tem experiência em organização da informação e desenvolvimento de metadados, atuando na editoração de artigos e organização de acervos pessoais. Áreas de interesse: danças negras; homens e masculinidades negras na dança; processos de criação em dança; estudos de gênero e sexualidade; memória, preservação e conservação de documentos; organização de acervos.

Suzi Weber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Suzane Weber da Silva is a professor in the Postgraduate Programme in Per-forming Arts and Associate Professor in the Department of Dramatic Art at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), having taught there since 1996. She holds a Master’s degree in Human Movement Sciences (1999) and a Bachelor’s degree in Theatre Interpretation (1996) from UFRGS. She is currently researching processes of theatrical creation; artistic and somatic practices in thea-tre, dance and performance, with an emphasis on improvisation; and digital ar-chives. Actress and dancer.

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Tavares, L. C., & Silva, S. W. da. (2024). Dance Narratives by a Black Artist Mirroring the Knowledge and Concepts of Female Black Authors. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 14(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/138206

Edição

Seção

Performance e Gênero I