Dança e Música como Práticas Integradas em Performances Afro-Brasileiras:

um estudo tecnocultural

Autores

Palavras-chave:

Dança, Música, Tecnocultura, Manifestações afro-populares brasileiras, Bumba-meu-boi maranhense

Resumo

Este artigo aborda a relação entre dança e música a partir de um experimento tecnocultural que faz uso de elementos performativos do Bumba Meu Boi maranhense. A pesquisa cruza uma investigação mediada por tecnologia a discussões advindas dos campos da Musicologia, da Antropologia, das Artes Cênicas e de palavras de mestres de comunidades tradicionais. Busca-se descrever e compreender como performances culturais afro-brasileiras congregam fenômenos de multimodalidade, multicoordenação e vizinhança como fatores indispensáveis na construção de um saber corporificado, integrado e complexo, indicando inseparabilidade entre corpo, dança e música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Vieira Abdelnur Camargo, Universidade de São Paulo

Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Camargo, A. V. A. (2023). Dança e Música como Práticas Integradas em Performances Afro-Brasileiras:: um estudo tecnocultural. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129840

Edição

Seção

Culturas Populares