O Elemento Conflito na Dramaturgia Moderna e Contemporânea:

ferramenta de análise e criação

Autores

  • João Pedro Ricken Lopes de Barros Universidade de Brasília
  • Lidia Olinto Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Teatro, Drama, Dramaturgia Moderna, Dramaturgia Contemporânea, Conflito.

Resumo

Este artigo se debruça sobre o conflito como elemento dramatúrgico, com o objetivo de realizar primeiramente uma revisão bibliográfica sobre esse tema específico, além de mostrar sua presença e relevância não somente em obras dramáticas mais tradicionais como também em dramaturgias de maior ruptura com o cânone dramático nas quais se destacam a epicização e/ou o lirismo. Propõe-se também pensar o conflito como ferramenta de análise e de criação a partir do sistema de divisão em pulsões (intersubjetivo, intrassubjetivo e extrassubjetivo) e em eixos (intraficcional e extraficcional) que se intercambiam.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Ricken Lopes de Barros, Universidade de Brasília


Graduado em Artes Cênicas (bacharelado em Interpretação Teatral) pela Universidade de Brasília desde 2020. Tem experiência na área de Artes Cênicas, atuando principalmente nos campos de interpretação teatral, dramaturgia e direção teatral. Possui publicação de capítulo (em coautoria com a Profa. Dra. Lidia Olinto) no livro "A cena simultânea: literatura e dramaturgia em urdidura" (2020) e é autor de dois espetáculos teatrais já encenados, sendo eles: "Dentro" (Brasília, 2019) e "o CéLeBrO dAs LaRgAtiXaS" (Brasília, 2020). Além disso, escreveu a peça "Linguiça!", que no ano de 2020 foi vencedora da categoria "mercado de peças" no V Seminário Seminário Brasileiro de Escrita Dramática (SBEDR) organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e teve uma cena teatral publicada no livro "Cenas do Confinamento/Escenas del Confinamiento" (2020). Sua formação também passa por cursos de atuação e dramaturgia no The Barrow Group, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e conta com um ano estudando teatro na escola Lehigh Valley Charter High School for the Arts (ensino médio voltado para as artes) em Bethlehem, nos Estados Unidos.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4683633509173729

Lidia Olinto, Universidade de Brasília

Desde 2000, atua profissionalmente na área de Artes Cênicas, exercendo funções variadas: direção, atuação, dramaturgia em processos colaborativos, assessoria teórica e produção de eventos artísticos e/ou acadêmicos; já tendo trabalhado com as companhias cariocas: Os Dezequilibrados, Dragão Voador Teatro Contemporâneo, Anti-Cia e Cia Laban de Dança. Fez mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UNICAMP com bolsas concedidas pela CAPES e FAPESP. Possui graduação em Teoria Teatral pela UNIRIO com iniciação científica (bolsas IC-UNIRIO e PIBIC). No doutorado, fez estágio de pesquisa (bolsa sanduíche) no Instituto Grotowski (Wroclaw, Polônia). Fez pós-doutorado na UnB no PPGCEN. Atualmente, é professora substituta no Departamento de Artes Cênicas da UnB e na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, Brasília, na graduação (interpretação e licenciatura em artes cênicas) e pós-graduação (especialização em direção teatral). Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5492047805153670

Referências

BAUMGÄRTEL, Stephan. “Conflitos estruturais no texto pós-dramático: reflexões sobre o deslocamento do conflito dramático na teatralidade performativa e sua aplicação na dramaturgia brasileira”. In: NAVAS, Cássia; ISAACSSON, Marta; FERNANDES, Sílvia (Org.). Ensaios em cena. Salvador, São Paulo, Brasília: 2010, p. 34-45.

BECKETT, Samuel. "À espera de Godot". In: BECKETT, Samuel. Teatro de Samuel Beckett. Lisboa: Arcádia, s.d.

DANAN, Joseph. O que é a dramaturgia?. 2. ed. Évora: Editora Licorne, 2010.

ESSLIN, Martin. Uma anatomia do drama. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

GAUDÉ, Laurent; KUNTZ, Hélène; LESCOT, David. "Conflito". In: SARRAZAC, Jean-Pierre et al. (Org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 1ª edição eletrônica, 2013.

MENDES, Cleise Furtado. “O drama lírico”. In: ART. 002. Salvador: 47-67, jul./set., 1981.

MENDES, Cleise Furtado. “A ação do lírico na dramaturgia contemporânea”. In: Revista aSPAs. Vol 5, n.2. São Paulo: USP, 2015, p.6-15.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.

RAMOS, Luiz Fernando. Mimesis Performativa: a margem de invenção possível. São Paulo: Annablume, 2015.

ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

SANCHES, João Alberto Lima. Dramaturgias de desvio: recorrências em textos encenados no Brasil entre 1995 e 2015. 2016. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2016.

SANCHES, João Alberto Lima. Dramaturgias de desvio: um estudo comparativo de textos encenados no Brasil. In: Revista de Estudos Teatrais Pitágoras 500. Vol 2, n.10. São Paulo: Unicamp, 2016, p.63-73.

SARRAZAC, Jean-Pierre. O futuro do drama. Tradução de Alexandra Moreira da Silva. Porto: Campos das Letras, 2002. Disponível em: <https://www.academia.edu/15301564/O_Futuro_do_Drama> Acesso em: 11 de fevereiro de 2020.

SARRAZAC, Jean-Pierre et al. (Org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 1ª edição eletrônica, 2013.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno. (1880-1950). São Paulo: Cosac Naify, 2001.

SZONDI, Peter. Teoria do drama burguês [século XVIII]. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Ricken Lopes de Barros, J. P., & Olinto, L. (2022). O Elemento Conflito na Dramaturgia Moderna e Contemporânea: : ferramenta de análise e criação. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(1), 1–26. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/120402

Edição

Seção

Outros Temas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)