Direito à educação como instrumento de efetivação dos direitos da personalidade

Autores

  • Geovani Ramos Menezes Universidade Cesumar
  • Marcelo Negri Soares Universidade Cesumar - UniCesumar

DOI:

https://doi.org/10.22456/2317-8558.149013

Resumo

A educação permite a formação de cidadãos conscientes e críticos, capazes de exercer plenamente seus direitos e deveres. O direito à educação é assegurado pela Constituição Federal de 1988, todavia existe uma discussão que parece não esclarecida - sua verdadeira natureza: seria o direito à educação um direito da personalidade ou um instrumento para a sua efetivação? Para deliberar dentro da razão, este artigo ancorou-se no método hipotético dedutivo. O objetivo geral é analisar o direito à educação como um componente essencial da dignidade humana e do desenvolvimento integral da personalidade, além de seu papel instrumental na promoção da justiça social e em seu acesso; especificamente, busca-se apresentar o direito à educação dentro dos direitos da pessoa, examinar sua função como ferramenta de desenvolvimento social e discutir sua relevância em face ao direito da personalidade. Esta pesquisa destaca que esse direito se apresenta como fundamental, sendo meio de acesso a outros direitos. Conclui-se, assim, que a garantia e a efetividade desse direito têm foco em respeitar e promover a dignidade humana, sobretudo, o desenvolvimento da personalidade do ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovani Ramos Menezes, Universidade Cesumar

Mestrando em Ciências Jurídicas pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Cesumar, Campus Maringá/PR. Bolsista pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Bolsa/PROSUP/CAPES). Bacharel em Direito pela mesma IES. Pós-graduando em Direito Notarial e Registral pelo Centro Universitário Cidade Verde (Maringá/PR). Membro do grupo de estudos e pesquisa "Sistema Constitucional de Garantia dos Direitos da Personalidade", certificado junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil no CNPq. Agraciado com o Grau Chevalier pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil; O envolvimento nessa instituição também se estendeu ao cargo de Secretario de Filantropia do Estado de Mato Grosso do Sul, com engajamento aos valores de liderança e serviço. E-mail: geovani_menezes@hotmail.com.br.

Marcelo Negri Soares, Universidade Cesumar - UniCesumar

Doutor e Mestre em Direito pela PUC-SP; Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra (PT); Pós-Doutorado pela Universidade Nove de Julho – São Paulo; Especialista pela Universidade Mackenzie, São Paulo; Cursou Extensão Universitária em Harvard, Berkeley e MIT, nos Estados Unidos da América; Professor Titular-Visitante na Universidade de Coventry, Inglaterra (Reino Unido) – Faculdade de Direito, Administração e Negócios, Programa de Mestrado e Doutorado; ex-Professor da UFRJ (Faculdade Nacional de Direito); Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Ciências Jurídicas UniCesumar (Maringá-PR); Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Bolsista Produtividade em Pesquisa do ICETI

Downloads

Publicado

2025-09-01

Como Citar

Ramos Menezes, G., & Negri Soares, M. (2025). Direito à educação como instrumento de efetivação dos direitos da personalidade. Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Direito – PPGDir. UFRGS, 20(1), 178–194. https://doi.org/10.22456/2317-8558.149013