Medidas de adaptação no fortalecimento da Justiça Climática: o racismo e a urgência ecológica característica da catástrofe gaúcha
DOI:
https://doi.org/10.22456/2317-8558.141900Resumo
No contexto de Injustiça e Racismo Climático retratado na catástrofe ocorrida no Rio Grande do Sul no ano 2024, em que um cenário global de urgência ecológica restou evidenciado, medidas de adaptação ganham importância. O problema de pesquisa do presente artigo consiste na pergunta: como medidas de adaptação podem enfrentar o cenário de Injustiça e Racismo Climático característicos da catástrofe gaúcha? O objetivo do artigo é investigar de que maneiras medidas de adaptação podem confrontar a conjuntura disposta a partir o cenário ocorrido no Rio Grande do Sul. Na primeira subseção tem-se o objetivo específico de discorrer sobre o quadro fático da tragédia climática gaúcha e contextualizá-la a partir do cenário global de urgência ecológica. No segundo subitem, aborda-se os conceitos e os movimentos de Justiça e Racismo Climático e discorre-se a respeito dos grupos mais impactados pelo desastre. Na terceira parte do artigo objetiva-se conceituar medidas de adaptação, explorar a Lei 14.904/2024, bem como as possíveis relações entre a efetivação de medidas de adaptação e o enfrentamento do Racismo Climático. O método de abordagem utilizado nesta pesquisa é o dedutivo. Já o método de procedimento adotado é o monográfico, com ampla consulta em doutrina, artigos científicos nacionais e estrangeiros. As técnicas de pesquisa utilizadas são a bibliográfica e documental. A hipótese do artigo é corroborada, dado que foi asseverado o potencial das medidas de adaptação de promover a resiliência dos sistemas das comunidades mais vulneráveis às mudanças climáticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito reserva os direitos autorais dos textos publicados, mas se absterá de publicar novamente os artigos por qualquer meio sem autorização do autor.
As opiniões contidas nas publicações são de responsabilidade do autor.