UM OLHAR DA AVALIATIVIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE CRENÇAS DE UM GRUPO DE ALUNOS SOBRE O PROFESSOR DE INGLÊS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.113047

Resumo

Neste artigo, analisamos as crenças de alunos, entre 9 e 10 anos, sobre seus entendimentos do que seria um bom professor de inglês no contexto educacional no qual estão inseridos, a saber, o Programa Bilíngue em língua inglesa, de uma escola da rede particular de ensino, localizada em um município do Estado do Rio de Janeiro. Construímos a arquitetura teórica fundamentadas na Linguística Sistêmico-Funcional, em seu sistema de avaliatividade, enfocando a perspectiva social dos estudos de crenças no ensino de línguas. Inspiradas pela pesquisa do praticante, que se alinha ao paradigma qualitativo, duas atividades pedagógicas foram propostas, gerando reflexões sobre o tema. Conversas entre os participantes foram gravadas e transcritas para a sua análise microdiscursiva, quando investigamos os recursos linguísticos avaliativos, bem como a sua correlação com a construção das crenças. Nossos entendimentos sugerem que as crenças emergem de avaliações de afeto e de julgamento e relacionam-se à experiência profissional do professor, ao seu domínio do idioma e à importância do lúdico na formação do aluno.

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Biografia do Autor

Adriana Nogueira Accioly Nobrega, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Professora Adjunta na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), atua no Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL) e nos cursos de licenciatura em Letras - Português/Inglês. É mestre e doutora em Letras pela PUC-Rio, tendo desenvolvido estágio pós-doutoral na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Dedica-se a pesquisas na área da Linguística Aplicada Contemporânea, com especial interesse pela formação docente, alinhando-se ao paradigma crítico-reflexivo proposto pela Prática Exploratória. Seus principais interesses de pesquisa voltam-se à análise do discurso de base sistêmico-funcional, com foco na prática discursiva avaliativa proposta pelo sistema de avaliatividade e suas contribuições para a investigação dos seguintes temas: socioconstrução de emoções, de identidades e de crenças; estudos interacionais da narrativa; multiletramentos críticos.

Mara Regina de Almeida Griffo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Doutoranda no Programa de Pós Graduação Estudos da Linguagem da PUC-Rio. Possui Mestrado pelo Programa de Pós Graduação Estudos da Linguagem da PUC-Rio. Graduada em Pedagogia pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, com Especialização em Língua Inglesa também pela PUC-Rio. Tem experiência na área de Educação e no ensino de Língua Inglesa em diferentes níveis e idades. Seus interesses de pesquisa alinham-se à Linguística Aplicada Contemporânea e à perspectiva crítico-reflexiva da Prática Exploratória, com especial interesse pela investigação das práticas discursivas na construção das emoções, crenças e identidades de docentes e discentes. É professora da Associação Educacional Miraflores desde 2002.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

NOBREGA, A. N. A.; GRIFFO, M. R. de A. UM OLHAR DA AVALIATIVIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE CRENÇAS DE UM GRUPO DE ALUNOS SOBRE O PROFESSOR DE INGLÊS. Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 140–157, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.113047. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113047. Acesso em: 23 abr. 2025.