UM OLHAR DA AVALIATIVIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE CRENÇAS DE UM GRUPO DE ALUNOS SOBRE O PROFESSOR DE INGLÊS

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22456/2238-8915.113047

Résumé

Neste artigo, analisamos as crenças de alunos, entre 9 e 10 anos, sobre seus entendimentos do que seria um bom professor de inglês no contexto educacional no qual estão inseridos, a saber, o Programa Bilíngue em língua inglesa, de uma escola da rede particular de ensino, localizada em um município do Estado do Rio de Janeiro. Construímos a arquitetura teórica fundamentadas na Linguística Sistêmico-Funcional, em seu sistema de avaliatividade, enfocando a perspectiva social dos estudos de crenças no ensino de línguas. Inspiradas pela pesquisa do praticante, que se alinha ao paradigma qualitativo, duas atividades pedagógicas foram propostas, gerando reflexões sobre o tema. Conversas entre os participantes foram gravadas e transcritas para a sua análise microdiscursiva, quando investigamos os recursos linguísticos avaliativos, bem como a sua correlação com a construção das crenças. Nossos entendimentos sugerem que as crenças emergem de avaliações de afeto e de julgamento e relacionam-se à experiência profissional do professor, ao seu domínio do idioma e à importância do lúdico na formação do aluno.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Adriana Nogueira Accioly Nobrega, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Professora Adjunta na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), atua no Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL) e nos cursos de licenciatura em Letras - Português/Inglês. É mestre e doutora em Letras pela PUC-Rio, tendo desenvolvido estágio pós-doutoral na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Dedica-se a pesquisas na área da Linguística Aplicada Contemporânea, com especial interesse pela formação docente, alinhando-se ao paradigma crítico-reflexivo proposto pela Prática Exploratória. Seus principais interesses de pesquisa voltam-se à análise do discurso de base sistêmico-funcional, com foco na prática discursiva avaliativa proposta pelo sistema de avaliatividade e suas contribuições para a investigação dos seguintes temas: socioconstrução de emoções, de identidades e de crenças; estudos interacionais da narrativa; multiletramentos críticos.

Mara Regina de Almeida Griffo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Doutoranda no Programa de Pós Graduação Estudos da Linguagem da PUC-Rio. Possui Mestrado pelo Programa de Pós Graduação Estudos da Linguagem da PUC-Rio. Graduada em Pedagogia pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, com Especialização em Língua Inglesa também pela PUC-Rio. Tem experiência na área de Educação e no ensino de Língua Inglesa em diferentes níveis e idades. Seus interesses de pesquisa alinham-se à Linguística Aplicada Contemporânea e à perspectiva crítico-reflexiva da Prática Exploratória, com especial interesse pela investigação das práticas discursivas na construção das emoções, crenças e identidades de docentes e discentes. É professora da Associação Educacional Miraflores desde 2002.

Téléchargements

Publiée

2021-08-31

Comment citer

NOBREGA, A. N. A.; GRIFFO, M. R. de A. UM OLHAR DA AVALIATIVIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE CRENÇAS DE UM GRUPO DE ALUNOS SOBRE O PROFESSOR DE INGLÊS. Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 140–157, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.113047. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113047. Acesso em: 23 avr. 2025.