ANTROPOCENO E TRANSCORPORALIDADE EM PARÁSITOS PERFECTOS, DE LUIS CARLOS BARRAGÁN CASTRO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.146192Abstract
Este artigo trata do livro de contos do escritor colombiano Luis Carlos Barragán Castro, intitulado Parásitos Perfectos (2024). Primeiramente, é destacado o conceito de Antropoceno e a noção de interescalabilidade subjacente a ele. Com isso, salienta-se o fato de que o Antropoceno envolve ambiguidades relativas à agência humana que a noção de transcorporalidade, conceito criado por Alaimo (2010) para designar as relações entre o corpo humano e a matéria circundante, consegue apreender. Em seguida, apresenta-se o modo como a ficção científica de Barragán Castro (2024) reverbera as ambivalências do Antropoceno. O artigo conclui mostrando que os contos de Barragán Castro evidenciam os traços da transcorporalidade e do realismo agencial (Barad, 2007), em contraposição à alienação supostamente característica do Antropoceno.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Ao submeter um artigo à revista Organon e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que Organon redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
