A POESIA AFRO-BRASILEIRA DE CONCEIÇÃO EVARISTO

UMA LEITURA PELA IGUALDADE ÉTNICA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22456/2238-8915.125205

Résumé

Diante da expressividade da literatura afro-brasileira como cultura das bordas e seu funcionamento como símbolo de denúncia, escritoras como Conceição Evaristo refletem, em suas escritas, a voz da mulher negra e o combate às injustiças sociais, revelando um lugar de resistência à diáspora africana e uma perspectiva literária de autoria. Sob esta ótica, considera-se a problemática do racismo e a necessidade de construção de uma igualdade étnica. O artigo se baseia na multimodalidade da linguagem e na semiótica das culturas para propor a leitura literária de dois poemas da referida escritora, cuja voz performática, semiotizada, faz emergir na materialidade textual o simbólico da linguagem, cujos sentidos suscitam o imaginário humano, permitindo, ao leitor, a reconstrução da diáspora africana e a percepção do lugar de autoria da mulher negra comprometida com a trajetória do seu povo. Destaca-se a importância de discutir as relações étnico-raciais – Lei 10.639 – que tornam obrigatório o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira nas redes de ensino brasileiras, em especial, na educação pública, com características socioeconômicas de exclusão, necessitando de abordagens que possibilitem romper com o paradigma do racismo cristalizado socialmente em prol do desenvolvimento do pensamento crítico e do reconhecimento de movimentos de redemocratização de políticas públicas socioeducacionais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Laecio Fernandes de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI), Departamento de Letras e Artes (DLA); Mestre pelo Programa Profissional em Formação de Professores, ambos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado da Paraíba e membro do grupo de pesquisa TEOSSENO - Teorias do Sentido: discursos e significações.

Linduarte Pereira Rodrigues , Universidade Estadual da Paraíba

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - Campus I (2011); Professor e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa) do Departamento de Letras e Artes (DLA), e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP); e do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) da Universidade Estadual da Paraíba - Campus I, líder do grupo de pesquisas TEOSSENO - Teorias do Sentido: discursos e significações.

Téléchargements

Publié-e

2022-12-27 — Mis(e) à jour 2023-01-30

Comment citer

FERNANDES DE OLIVEIRA, L.; PEREIRA RODRIGUES , L. . A POESIA AFRO-BRASILEIRA DE CONCEIÇÃO EVARISTO: UMA LEITURA PELA IGUALDADE ÉTNICA. Organon, Porto Alegre, v. 37, n. 74, 2023. DOI: 10.22456/2238-8915.125205. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/125205. Acesso em: 1 mai. 2025.