O GLIDE [W] NAS ESCRITAS INICIAIS

ORTOGRAFIA E FONOLOGIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.135081

Resumen

Este trabalho descreve e analisa a grafia das formas fonológicas /u/ e /l/ em posição pós-vocálica, com foco nos erros (orto)gráficos de ditongos fonológicos, morfológicos e derivados de /l/. Os dados deste estudo foram extraídos do Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita (BATALE) e foram produzidos por alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que as diferenças entre os ditongos, observáveis na relação entre os níveis fonológico, fonético e ortográfico, repercutem nas grafias produzidas pelas crianças. A maior incidência de erros foi observada nas grafias dos ditongos derivados de /l/, o que contribui para a discussão referente às representações fonológicas construídas pelas crianças relativamente a esta estrutura. Também sugere, com o apoio dos dados de desenvolvimento fonológico, que a rima VL postulada para a gramática adulta parece ter estatuto VV na fonologia das crianças, sendo passível de reestruturação a partir da consolidação da escrita ortográfica. Os resultados referentes ao ditongo morfológico mostram efeito da fala, especialmente para verbos de primeira conjugação, e também a entrada da informação ortográfica, por meio de dados de supergeneralização. Já os ditongos fonológicos são aqueles com grafias mais estáveis graças à correspondência fonologia-ortografia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Ruth Moresco Miranda, UFPEL

Ana Ruth Moresco Miranda é graduada em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (1993), possui mestrado e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996 e 2000) e pós-doutorado em Linguística (Aquisição da Escrita) pela Universidade de Barcelona (2014). É professora titular da Universidade Federal de Pelotas e pesquisadora 1D do CNPq. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras, desenvolvendo investigações sobre aquisição da linguagem, com ênfase na escrita inicial e em sua relação com a fonologia.

Lissa Pachalski, UFPel

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestra em Letras e Licenciada em Pedagogia pela UFPel. Foi Bolsista de Iniciação Científica (BIC/CAPES, 2014-2016; PIBIC/CNPq, 2016-2017) no Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE/CNPq/PPGE/UFPel). Atualmente, segue desenvolvendo atividades de pesquisa junto ao GEALE, com ênfase nos seguintes temas: aquisição da escrita; aquisição fonológica; fonologia e ortografia; grafia de sílabas complexas na escrita inicial; alfabetização e letramento.

Nathalia Vitória Reinehr , UFPel

Acadêmica do 8º semestre do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista de Iniciação Científica. Desde outubro de 2019 integra o Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE).

Publicado

2023-12-20

Cómo citar

MORESCO MIRANDA, Ana Ruth; PACHALSKI, Lissa; REINEHR , Nathalia Vitória. O GLIDE [W] NAS ESCRITAS INICIAIS: ORTOGRAFIA E FONOLOGIA. Organon, Porto Alegre, v. 38, n. 76, 2023. DOI: 10.22456/2238-8915.135081. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135081. Acesso em: 15 sep. 2026.