SURREALISMO E SUAS REVERBERAÇÕES

BRETON, ARTAUD E HILST

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.138803

Resumo

Este artigo discute como a criação poético-imagética surrealista configura tanto uma atitude estética quanto ética. Defende-se a perspectiva de que as práticas do surrealismo possibilitam a abertura a novos modos de subjetivação dos indivíduos pertencentes às sociedades ocidentalizadas, na medida em que questionam as dicotomias comumente estabelecidas, tais como: corpo-mente; consciente-inconsciente; humano-não-humano; natureza-sociedade; sujeito-objeto. Para isso, parte-se de uma discussão acerca da imagem surrealista, a partir do Primeiro Manifesto escrito por André Breton. Na sequência, discute-se também como a obra de Antonin Artaud e a de Hilda Hilst reverberaram algumas das propostas surrealistas, cada uma a seu modo. Evidencia-se, por fim, que os artistas e poetas que adotaram as práticas do surrealismo buscaram afetar tanto o campo da linguagem quanto da literatura, desestabilizando-os e, ao mesmo tempo, formando imagens novas e até aquele momento impensadas.

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Biografia do Autor

Nicole Alvarenga Marcello, Universidade Federal de Minas Gerais

Nicole Alvarenga Marcello é doutoranda em Teoria Literária pela UFMG, com foco na literatura brasileira contemporânea. Seu objeto de pesquisa é obra ficcional de Beatriz Bracher, com tese sob orientação do prof. dr. Roberto Alexandre do Carmo Said. É bolsista CAPES.


É mestre Letras pela UFMG, com pesquisa na área da Literatura Brasileira, com dissertação que analisou a presença dos corpos mortos, desaparecidos e torturados pela ditadura militar (1964-1985) na literatura brasileira pós-redemocratização, sob orientação da profa. dra. Maria Zilda Ferreira Cury. 

Possui bacharelado em Piano Erudito pela UFRJ.

Atua profissionalmente como docente de idiomas, tradutora e revisora. É editora da Revista Quarup (https://casaquarup.com.br/revistaquarup/).

Cíntia Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais

Cíntia Maciel é graduada em Letras e Mestra em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em sua dissertação de mestrado pesquisou a obra de Hilda Hilst. É integrante do Polo de Pesquisa em Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea da UFMG. Atua como professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental e Médio

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

ALVARENGA MARCELLO, N.; MACIEL, C. SURREALISMO E SUAS REVERBERAÇÕES: BRETON, ARTAUD E HILST. Organon, Porto Alegre, v. 39, n. 77, 2024. DOI: 10.22456/2238-8915.138803. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/138803. Acesso em: 3 maio. 2025.