SURREALISMO E SUAS REVERBERAÇÕES

BRETON, ARTAUD E HILST

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.138803

Abstract

This article discusses how the surrealist imagetic-poetic creation is configured as both an esthetic and ethical attitude. Our perspective defends that surrealist practices paved the way to new subjectivation modes of individuals from westernized societies, insofar as they act questioning commonly established dichotomies such as body-mind; human-non-human; nature-society; subject-object. It was also discussed how the work of Antonin Artaud and Hilda Hilst reverberated some of the surrealist proposals, each author applying it in their own way.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nicole Alvarenga Marcello, Universidade Federal de Minas Gerais

Nicole Alvarenga Marcello é doutoranda em Teoria Literária pela UFMG, com foco na literatura brasileira contemporânea. Seu objeto de pesquisa é obra ficcional de Beatriz Bracher, com tese sob orientação do prof. dr. Roberto Alexandre do Carmo Said. É bolsista CAPES.


É mestre Letras pela UFMG, com pesquisa na área da Literatura Brasileira, com dissertação que analisou a presença dos corpos mortos, desaparecidos e torturados pela ditadura militar (1964-1985) na literatura brasileira pós-redemocratização, sob orientação da profa. dra. Maria Zilda Ferreira Cury. 

Possui bacharelado em Piano Erudito pela UFRJ.

Atua profissionalmente como docente de idiomas, tradutora e revisora. É editora da Revista Quarup (https://casaquarup.com.br/revistaquarup/).

Cíntia Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais

Cíntia Maciel é graduada em Letras e Mestra em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em sua dissertação de mestrado pesquisou a obra de Hilda Hilst. É integrante do Polo de Pesquisa em Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea da UFMG. Atua como professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental e Médio

Published

2024-07-31

How to Cite

ALVARENGA MARCELLO, N.; MACIEL, C. SURREALISMO E SUAS REVERBERAÇÕES: BRETON, ARTAUD E HILST. Organon, Porto Alegre, v. 39, n. 77, 2024. DOI: 10.22456/2238-8915.138803. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/138803. Acesso em: 3 may. 2025.