METALINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO

EFEITOS DE INTERVENÇÃO NA LINGUAGEM ESCRITA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.135089

Resumen

Este estudo investiga a influência de um programa de intervenção com atividades lúdicas metafonológicas e metassintáticas sobre o desenvolvimento de habilidades de linguagem escrita. Participaram do estudo 44 crianças, correspondentes ao 2º ano do ensino público fundamental, com idades de 08 a 12 anos, divididas em grupo experimental e grupo controle, com intervenção para o grupo experimental. Aplicaram-se tarefas de avaliação de escrita, leitura, consciência fonológica e consciência sintática, pré e pós-intervenção. Os dados foram submetidos ao teste T de Student. Os resultados demonstraram diferenças significativas pré e pós-teste para tarefas de escrita de palavras e habilidades metafonológicas para o grupo experimental. Em tarefas de leitura e habilidades metassintáticas ambos os grupos progrediram significativamente. A intervenção mostrou ser possível recuperar atrasos em linguagem escrita em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental em situação real de sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Neusa Lopes Bispo Diniz, Prefeitura Municipal de Campinas

Doutora em Educação na área de Políticas de Educação e Sistemas Educativos, pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2008). Doutora em Psicologia na área de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, pela Universidade de São Paulo/USP (2008). Mestre em Educação na área de Desenvolvimento Humano e Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2000). Pedagoga pela Universidade Católica do Salvador com habilitação em Supervisão Educacional (1994). Psicopedagoga pela Universidade Católica do Salvador (1994-1997). Atuou como docente de ensino fundamental em Salvador/BA, bem como em cursos de graduação e, especialização em Psicopedagogia, em instituições de ensino superior nos estados de Minas Gerais e de São Paulo. Atuou como Membro da Comissão Científica do Laboratório de Gestão Educacional UNICAMP/FE (2009/2013). Atua como integrante do LAGE - Laboratório de Gestão Educacional, FE/Unicamp. Desde 2002 é Especialista de Educação pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Campinas, com experiência em Gestão Escolar e Formação de Professores no cargo de Orientação Pedagógica no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Atua como parecerista/consultora científica ad hoc da Revista Psicologia Escolar e Educacional - periódico editado pela Associação Brasileira de Psicologia Escolar Educacional - ABRAPEE, e atua também como parecerista da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep). Atua na área de Políticas Públicas da Educação e Gestão Educacional com ênfase nos temas Gestão Escolar; Cultura e Clima Organizacional e Subjetividade no Trabalho em Escolas; Trabalho Docente/Formação de Professores. Tem experiência em Educação Básica trabalhando com os seguintes temas: criança, infância, letramento, desenvolvimento humano, educação infantil, imagem mental, memória, dificuldades de aprendizagem e Piaget. Atua também na área de Psicologia Escolar com ênfase em Psicologia Cognitiva/Metalinguagem Consciência Fonológica e Consciência Sintática), Alfabetização/Intervenção para recuperação de crianças que enfrentam dificuldades na aprendizagem da linguagem escrita. 

Publicado

2023-12-20

Cómo citar

DINIZ, Neusa Lopes Bispo. METALINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO: EFEITOS DE INTERVENÇÃO NA LINGUAGEM ESCRITA. Organon, Porto Alegre, v. 38, n. 76, 2023. DOI: 10.22456/2238-8915.135089. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135089. Acesso em: 11 ago. 2025.