METALINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO
EFEITOS DE INTERVENÇÃO NA LINGUAGEM ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.135089Resumen
Este estudo investiga a influência de um programa de intervenção com atividades lúdicas metafonológicas e metassintáticas sobre o desenvolvimento de habilidades de linguagem escrita. Participaram do estudo 44 crianças, correspondentes ao 2º ano do ensino público fundamental, com idades de 08 a 12 anos, divididas em grupo experimental e grupo controle, com intervenção para o grupo experimental. Aplicaram-se tarefas de avaliação de escrita, leitura, consciência fonológica e consciência sintática, pré e pós-intervenção. Os dados foram submetidos ao teste T de Student. Os resultados demonstraram diferenças significativas pré e pós-teste para tarefas de escrita de palavras e habilidades metafonológicas para o grupo experimental. Em tarefas de leitura e habilidades metassintáticas ambos os grupos progrediram significativamente. A intervenção mostrou ser possível recuperar atrasos em linguagem escrita em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental em situação real de sala de aula.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Ao submeter um artigo à revista Organon e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que Organon redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.