Produção biográfica de jornalistas em editoras universitárias brasileiras: primeiros resultados
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.97157Palavras-chave:
Biografias jornalísticas, Editoras universitárias, História da imprensa brasileira, Produção editorialResumo
O objetivo do artigo é oferecer um panorama inicial das publicações biográficas jornalísticas no segmento acadêmico, de 1998 a 2018, a partir das 123 editoras vinculas à Associação Brasileira das Editoras Universitárias. A partir de uma busca quantitativa dos catálogos virtuais das editoras acadêmicas, infere-se que a maior quantidade delas se concentra na região Sul. Além disso, como resultados iniciais da pesquisa, constata-se que existem 29 obras biográficas assinadas por jornalistas no período selecionado e, deste total de livros, 14 são protagonistas cuja profissão também é jornalista ou de profissionais que trabalharam na imprensa. Este artigo é resultado preliminar da dissertação de mestrado produzida no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Downloads
Referências
ACAUAN, Ana Paula; ACHUTTI, Magda. O encantador de pessoas: lições de jornalismo do mestre Marques Leonam. Porto Alegre: Edição do autor, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS. ABEU divulga mais completa pesquisa realizada com editoras universitárias. ABEU, São Paulo, 2018.
BUFREM, Leilah Santiago. Editoras universitárias no Brasil: uma crítica para reformulação da prática. São Paulo: Edusp; Curitiba: ComArte, 2001.
DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: Edusp, 2009.
FRICHE, Flávio; GUIMARÃES, Manoel Marcos; FARIA, Maria Auxiliadora de. José Mendonça: A vida revelada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2016.
GIUSTINA, Osvaldo Della. Zilda Arns: uma grande história de amor. Palhoça: Editora Unisul, 2013.
LIMA, Edvaldo Pereira. Páginas ampliadas: O livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura. São Paulo: Manole, 2009.
MACIEL, Alexandre Zarate. Narradores do contemporâneo: jornalistas escritores e o livro-reportagem no Brasil, 2018. 310 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MARTINEZ, Monica. Jornada do herói: A estrutura narrativa mítica na construção de histórias de vida em jornalismo. São Paulo: Annablume, 2008.
MARTINEZ, Monica; ALBUQUERQUE, Aline. Narrativas biográficas: Análise de produções acadêmicas disponíveis no portal de periódicos da Capes. CADERNOS DA ESCOLA DE COMUNICAÇÃO (UNIBRASIL), Curitiba, v. 15, n. 1, p. 48-59, 2017.
PENA, Felipe. Teoria da biografia sem fim. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2007.
PIZA, Daniel. Machado de Assis: Um gênio brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005.
ROSA, Flávia Garcia. O valor do design gráfico nas publicações da EDUFBA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 25,, 2002, Salvador. Anais [...]. Salvador: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2002.
ROSA, Flávia Garcia et al. A presença das editoras universitárias nos acervos dos repositórios institucionais. Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 4, n. 2, p. 152-164, 2013.
SANT’ANNA, Affonso Romano de; COLASANTI, Marina. Com Clarice. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
VIEIRA, Karine Moura. Do fazer um saber - A construção do biografar: o discurso de autoria sobre a prática jornalística na produção de biografias por jornalistas brasileiros, 2015. 213 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, São Leopoldo, 2015.
VILAS BOAS, Sergio. Biografia e biógrafos: jornalismo sobre personagens. São Paulo: Summus, 2002.
VILAS BOAS, Sergio. Biografismo: reflexões sobre as escritas da vida. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
WAINBERG, Jacques. Império de palavras. Porto Alegre: Edipucrs, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sérgio Luiz Gadini, Felipe Adam

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).