“De tanto poupar em educação ficaremos ricos em ignorância”: contranarrativas juvenis no movimento de ocupação de escolas no Rio Grande do Sul

Autores

  • Araciele Maria Ketzer Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosane Rosa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201944.120-143

Palavras-chave:

Escola pública, Movimento estudantil secundarista, Educomunicação, Redes sociais online, Contranarrativas.

Resumo

O movimento de ocupação das escolas públicas brasileiras por estudantes secundaristas no período de 2015-2016 constituiu um fenômeno que evidenciou o protagonismo juvenil e pautou a precariedade da educação básica nas discussões da agenda pública e midiática. Além de ocupar as escolas e as ruas, os/as estudantes ocuparam as redes sociais, como o Facebook, para expressar suas opiniões e demandas. Partindo desse cenário, nosso objetivo central é investigar como os/as estudantes secundaristas do Rio Grande do Sul mobilizaram-se e apropriaram-se das redes sociais para construir uma comunicação de resistência e sua autorrepresentação. Para tanto, utilizaremos uma combinação de abordagens metodológicas, como a pesquisa exploratória, entrevistas semiestruturadas e a observação online-sistemática das páginas, no Facebook, das escolas ocupadas pelos estudantes entrevistados. Como resultado, podemos destacar a existência de uma gestão participativa e colaborativa, a capacidade de mobilização, postura crítica e política em relação à mídia hegemônica, propositiva em relação à educação pública, e o uso de criativas estratégias e linguagens na autocomunicação e autorrepresentação. Esse cenário remete ao caráter educomunicativo das práticas construídas na mobilização estudantil em prol da educação pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Araciele Maria Ketzer, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linha de Pesquisa Mídia e Identidades Contemporâneas, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria/RS. É pesquisadora integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação - ABPEducom. Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2013). Tem interesse pelos temas comunicação, educação, educomunicação, movimentos estudantis, mídias sociais, cidadania, entre outros.

Rosane Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora do Departamento de Ciências da Comunicação, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Programa Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria. Pós-doutoranda no Centro de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra.

Referências

ABRAO, Alexandre; DUARTE, Carlos; CARVALHO, Liliane; PERES, Renato. Não é sério. In. JÚNIOR, Charlie Brown. Nadando com os tubarões. Virgin, 2000.

ACABOU A PAZ, isto aqui vai virar o Chile! Direção, Produção e Roteiro: Carlos Pronzato.

Edição: Lucas Duarte de Souza. São Paulo, 2016. 60min. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LK9Ri2prfNw>. Acesso em: 7 set. 2018.

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de uma nova variável histórica. Comunicação e educação: revista do departamento de comunicações e artes da ECA/USP, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 19-28, 2009.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

FREIRE, Paulo. A educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

GIL, Antônio. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16 n. 47, p. 333-361, maio/ago. 2011.

JOHNSON, Telma. Pesquisa social mediada por computador: questões, metodologias e técnicas qualitativas. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.

KAPLÚN, Mário. Una pedagogia de la comunicación. La Habana: Editorial Caminos, 2002.

MALDONADO, Efendy. Transmetodología, cidadania comunicativa e transformação tecnocultural. Intexto, Porto Alegre, n. 34, p. 713-727, set./dez. 2015. Edição especial.

MATA, María Cristina. Comunicación y ciudadanía: problemas teóricos-políticos de su articulación. Fronteiras: Estudos Midiáticos, São Leopoldo, v. 8, n. 1, p. 5-15, jan./abr. 2006.

OCUPA AUGUSTO RUSCHI. 2016. Disponível em: <https://www.facebook.com/OcupaAugustoRuschi/>. Acesso em: 5 set. 2018. Material de pesquisa.

OCUPA CILON ROSA. 2016. Disponível em: <https://www.facebook.com/ocupacilonrosa/>. Acesso em: 10 set. 2018. Material de pesquisa.

PERUZZO, Cicília. Comunicação comunitária e Educação para a cidadania. Revista Comunicação e Sociedade, Braga, v. 14, n. 1-2, p. 651-668, 2000.

PERUZZO, Cicília. Direito à participação comunitária, participação popular e cidadania. Revista Lumina, Juiz de Fora, v. 1, n. 1, jul. 2007.

PIERONI, Vittorio; FERMINO, Antonia; CALIMAN, Geraldo. Pedagogia da alteridade: para viajar a Cosmópolis. Brasília: Líber Livro, 2014.

RIO GRANDE DO SUL. Assembleia Legislativa. Projeto de Lei 44. Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais. 2016. Disponível em: <http://www.al.rs.gov.br/legislativo/ExibeProposicao/tabid/325/SiglaTipo/PL/NroProposicao/44/AnoProposicao/2016/Origem/Px/Default.aspx>. Acesso em: 7 set. 2018.

RIO GRANDE DO SUL. Assembleia Legislativa. Projeto de Lei 190. 2015. Institui, no âmbito do sistema estadual de ensino, o “Programa Escola sem Partido”. Disponível em:

<http://www.al.rs.gov.br/legislativo/ExibeProposicao.aspx?SiglaTipo=PL&NroProposicao=190&AnoProposicao=2015&Origem=Dx>. Acesso em: 7 set. 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

SARTORI, José Ivo. 2016. Depoimento transcrito do vídeo “Ocupa Augusto Ruschi”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fudwWy3Er00>. Acesso em 27 set. 2018.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOARES, Ismar de Oliveira. 2012. Depoimento transcrito do vídeo “Educomunicación 2.0”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JD8Di8qyv6g>. Acesso em: 20 ago. 2018.

TOURAINE, Alain. Iguais e diferentes: poderemos viver juntos? Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Ketzer, A. M., e R. Rosa. “‘De Tanto Poupar Em educação Ficaremos Ricos Em ignorância’: Contranarrativas Juvenis No Movimento De ocupação De Escolas No Rio Grande Do Sul”. Intexto, nº 44, janeiro de 2019, p. 120-43, doi:10.19132/1807-8583201944.120-143.

Edição

Seção

Artigos