Impeachment de Dilma Rousseff: análise das estratégias argumentativas de Veja e CartaCapital após a votação na Câmara dos Deputados
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201841.173-195Palavras-chave:
Discurso das mídias. Impeachment. Dilma Rousseff. Veja. CartaCapital.Resumo
Este artigo analisa as matérias “Folga de 25 votos”, da revista Veja, e “Sorriso da Mona Lisa”, da revista CartaCapital, ambas referentes à votação do processo de impeachment de Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Como referencial teórico, nos apoiamos em autores como Foucault, Bourdieu e Charaudeau que abordam o discurso e as relações de poder em sociedade. Para uma aproximação com nossos objetos, nos embasamos, principalmente, em Charaudeau que disserta sobre o discurso das mídias. A metodologia é baseada nas quatro estratégias argumentativas expostas por Breton: autoridade, enquadramento, comunidade e analogia. Como conclusão, observamos que as revistas convergem quando expõem um perfil negativo de Eduardo Cunha e impopularidade de Michel Temer, porém, diferem sobre outros participantes do processo como Dilma Rousseff e Lula.
Downloads
Referências
BARROCAL, André. O sorriso da Mona Lisa. CartaCapital, São Paulo, v. 22, n. 989, 27 abr. 2016.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 1998.
BOURDIEU, Pierre. Economia das trocas linguísticas. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1994, p. 156-183.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 16. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
BRETON, Philippe. A argumentação na comunicação. Bauru: EDUSC, 1999.
BRETON, Philippe. Com convencer? Da comunicação argumentativa à manipulação. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação,Ilhéus, n. 3, p. 117-132, 2012.
CARTA CAPITAL. São Paulo, v. 22, n. 989, 27 abr. 2016.
CHARAUDEAU, Patrick. A conquista da opinião pública: como o discurso manipula as escolhas políticas. São Paulo: Contexto, 2016.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2015.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
JUNIOR, Policarpo et al. Folga de 25 votos. Veja, São Paulo, v. 49, n. 2474, 21 abr. 2017. Edição extra.
STOPPINO, Mario. Poder. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. 11. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.
VEJA. São Paulo, v. 49, n. 2474, 21 abr. 2017. Edição extra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Rejane de Oliveira Pozobon, Carolina Siqueira de David

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).