A aplicação da semiótica discursiva na análise da comunicação publicitária para a divulgação da marca
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201637.394-412Palavras-chave:
Branding. Discurso. Publicidade. Semiótica Discursiva.Resumo
O artigo apresenta como a aplicação da semiótica discursiva pode perceber a utilização da publicidade na divulgação da identidade de uma marca comercial. Desta maneira, é possível verificar como a imagem é construída através dos discursos, impactando diretamente nos projetos da marca (comunicações) através das percepções do público-alvo e de seus diferentes comportamentos, como atitudes, modos de agir e reagir. Para exemplificar, foi analisado o comercial da Apple em homenagem ao Dia das Mães, de 2016. Os aportes teóricos que construíram essa metodologia foram os conceitos de semiótica discursiva de Greimas, o pensamento de Andrea Semprini sobre semiótica discursiva da marca e o de Mark Batey sobre modelo de significado da marca. Concluiu-se que o processo de leitura da marca é resultante dos textos de comunicação, como a publicidade, que se mostrou como uma das ações mais tradicionais.Downloads
Referências
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VILLAS-BOAS, A. Identidade e cultura. Rio de Janeiro: 2AB, 2002.
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