Televisão e web frente ao 11 de Setembro
Palavras-chave:
Evento. 11 de setembro. Web. TV ao Vivo.Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar os horizontes social e cultural posteriores aos ataques terroristas de 11 de setembro que estabeleceram uma encruzilhada decisiva na história contemporânea e têm alimentado um intenso debate no âmbito filosófico e sociológico. Esta pesquisa teve como material de análise o cenário midiático surgido durante os ataques e no período subsequente, na televisão e nas novas mídias. A comunicação reflete, em muitos aspectos, a essência da dialética que caracteriza o “evento”, um conceito que tem grande significado e importância para o 11 de Setembro e, ao mesmo tempo, atesta a impossibilidade de resolvê-lo completamente em argumentos de ordem explicativa ou segundo categorias lógico-consequentes. Este vácuo determinado pelo evento, no entanto, em seu contra-senso (ou seja, não totalmente explicável), em vez de excluir cada abordagem e tentativa de compreensão, incentiva uma constante consulta e, especialmente, estimula construções de sentido de vários tipos, muitas vezes de forma narrativa; da repetição obsessiva das mesmas imagens de televisão por semanas, as tentativas para remover o trauma ou explorar o potencial de fascínio do desastre, para as perspectivas mais “progressistas" representadas pela web.Downloads
Referências
BAUDRILLARD, J. Il patto di lucidità o l'intelligenza del male di Jean Baudrillard. Traduzione A. Serra. Milano: Cortina Raffaello, 2006.
BELPOLITI, M. Crolli. Torino: Einaudi, 2005.
CARBONE, M. Essere morti insieme: l’evento dell’11 settembre 2001. Torino: Bollati Boringhieri, 2007.
CASTELLS, M. Comunicazione e Potere. Traduzione B. Amato. Milano: Università Bocconi Editore, 2009.
DERRIDA, J. STIEGLER, B. Ecografie della televisione. Traduzione L. Chiesa. Milano: Raffaello Cortina, 1997.
KERCKHOVE, D. De. Dall’alfabeto a Internet. L’homme “littéré”: alfabetizzazione, cultura, tecnologia. Traduzione A. Caronia. Milano: Mimesis, 2008
MCLUHAN, M. Gli strumenti del comunicare. Traduzione E. Capriolo. Milano: Il Saggiatore Tascabili, 2002.
MITCHELL, W. J. T. Cloning terror: the war of images, 9/11 to the present. Chicago-London: The University of Chicago Press, 2011.
MONTANI, P. L’immaginazione intermediale: perlustrare, rifigurare, testimoniare il mondo visibile. Laterza: Roma-Bari, 2010.
VIRILIO, P. Città panico. Traduzione L. Odello. Milano: Raffello Cortina, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Alessandro Alfieri

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).