Em busca de uma ontologia do processo comunicativo: ou encruzilhadas de um campo científico
Palavras-chave:
Comunicação. Ontologia. Empirismo. Cientificidade. Epistemologia.Resumo
O campo científico da comunicação vive uma verdadeira encruzilhada: ou se perde no empirismo do estudo dos media; ou, numa recusa a tal empirismo, se lança numa busca teórica voraz, o que ameaça, por vastidão e frouxidão, seu estatuto científico, inclusive por colocar em suspenso a cientificidade dos estudos realizados no campo. Este ensaio identifica essa encruzilhada como duas faces de uma mesma moeda. Para superá-la, propõe a distinção entre a comunicação como problema e a problemática do campo específico da Comunicação, o que se realiza como uma tarefa de construção de uma ontologia do processo comunicacional.Downloads
Referências
DEFLEUR, Melvin; BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da comunicação de massa. RJ: Zahar, 1993.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
HALL, Stuart. Codificação/Decodificação. In: Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Brasília: UNESCO, 2003a.
HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DPA, 2003b.
HOHLFELDT, Antonio. As origens antigas: a comunicação e as civilizações. In: HOHLFELDT, Antonio.
et al. (org). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.
LUKÁCS, Georg. Neopositivismo. Tradução de Mário Duayer (UFF) da edição alemã Zur Ontologie des gesellschaftlichen Seins, Primeira Parte, Capítulo I-1, Neopositivismus. Darmstadt: Luchterhand,
Versão preliminar. s/d (a). 19 p. (mimeo).
LUKÁCS, Georg. O trabalho. Tradução Prof. Ivo Tonet (Universidade Federal de Alagoas), a partir do
texto Il Lavoro, primeiro capítulo do segundo tomo de Per una Ontologia dell’Essere Sociale. s/d (b).
p. (mimeo).
MAFFESOLI, Michel. A comunicação sem fim (teoria pós-moderna da comunicação). Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 20, p. 13-20, abr. 2003.
MARX, Karl. Grundrisse. Manuscritos econômicos de 1857-1858. Esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.
MATTELART, Armand; MATTELART, Michele. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.
MEAD, G. H. Espíritu, persona y sociedad. Buenos Aires: Poidós, 1968.
RODRIGUES, Adriano D. Estratégias da comunicação: questão comunicacional e formas de sociabilidade. Lisboa: Presença, 1997.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 2001.
WILLIAMS, Raymond. Cultura y sociedade: de Coleridge a Orwell. Buenos Aires: Nueva Visión, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Gilson Soares Raslan Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).