(Est)ética da praça: rua, mídia e partilha

Autores

  • Fernando Resende UFF

Palavras-chave:

Estudos Culturais. Mídia. Espacialidade. Rua. Tahrir.

Resumo

Este artigo, cujo foco é a cidade do Cairo e seus modos de coexistência sectária, busca compreender a Primavera Árabe a partir da leitura de uma ética e uma estética construídas e constituídas no próprio desenrolar do processo revolucionário. Seu objetivo, menos que explicar os acontecimentos recentemente deflagrados em alguns dos países do chamado “Oriente Médio”, é refletir sobre os sentidos e as disputas, os desejos e as demandas ali evocadas. No seu recorte, a espacialidade torna-se elemento de fundamental importância. E a hipótese é que os espaços de partilha, em que se amalgamam conflitos e contratos, tecem uma (est)ética que é a somatória de um desejo e de uma necessidade. A abordagem teórica, a partir de aspectos ressaltados por reflexões de cunho pós-colonialista e pelos chamados “Estudos Culturais Árabes”, nos levam à ideia de que a rua, um espaço de partilha no contexto árabe, possa ser um operador teórico que contribui para a compreensão de uma prática política cuja lógica não exclui o conflito e não nega a necessidade de se encontrar formas de convivência. É esta a prática que se vê acontecer tanto em uma imagem-símbolo, propagada pela Al Jazeera, como também na própria ocupação da Praça Tahrir.

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Publicado

2013-07-15

Como Citar

Resende, F. “(Est)ética Da praça: Rua, mídia E Partilha”. Intexto, nº 28, julho de 2013, p. 6-37, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/41159.

Edição

Seção

Dossiê Jornalismo Internacional