História de mulheres
heroínas de uma narrativa melodramática
Palavras-chave:
Mulheres. Heroínas. Melodrama.Resumo
O texto reflete sobre a presença da mídia em relatos biográficos de mulheres das classes populares. A análise das entrevistas realizadas com seis mulheres revela que elas posicionam-se como heroínas de suas narrativas, sendo estas marcadas por traços melodramáticos e um ethos heroico. A presença desses mesmos elementos em diferentes produtos midiáticos sinaliza que o recurso à personalização e ao melodramático constitui atualmente uma chave de leitura da cultura da mídia.
Downloads
Referências
ANG, Ien. Living room wars: Rethinking media audiences for a postmodern world. Londres/Nova York: Routledge, 1996.
BEAUD, Stéphane; WEBER, Florence. Guia para a pesquisa de campo–Produzir e analisar dados etnográficos. Petrópolis: Vozes, 2007.
BUONANNO, Milly. Histórias de vidas exemplares: biografias. Revista MATRIZes, n.1, p. 63-84, Jul-dez 2011.
CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. São Paulo: Ed. Pensamento-Cultrix, 1989.
DAHLGREN, Peter. Introduction. In: DAHLGREN, Peter; SPARKS, Colin (orgs). Journalism and popular culture. Londres/NY: Sage, 1992.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina; SIFUENTES, Lírian. As relações de classe e gênero no contexto de práticas orientadas pela mídia: apontamentos teóricos.Revista e-compós, vol. 14, n 2, p. 1-13, 2011.
FAUSTO NETO, Antônio. Fragmentos de uma “analítica” da midiatização. Revista MATRIZes, n.1, p. 89-105, Jan-jun. 2008.
FEATHERSTONE, Mike. The heroic life and everyday life. Theory Culture Society, vol. 9, 1992, p.159-182.
HOGGART, Richard. As utilizações da cultura. v. 1 e 2. Lisboa: Editorial Presença, 1973.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru: EDUSC, 2001.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. La Telenovela en Colombia: Televisión, melodrama y vida cotidiana. Diálogos de la Comunicación, n. 17, p. 46-59, jun 1987.
MARTINEZ, Monica. Jornada do Herói: A estrutura narrativa mítica na construção dehistórias de vida em jornalismo. São Paulo: AnnaBlume, 2008.
MEIRELLES, Clara Fernandes. Prazer e resistência: A legitimação do melodrama nos contextos acadêmicos. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura). Rio de Janeiro:Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.PENA, Felipe. Celebridades e heróis no espetáculo da mídia. Revista Brasileira de Estudos da Comunicação. São Paulo, Vol. XXV, nº 1, janeiro/junho de 2002, p. 146-157.
SOUZA JÚNIOR, Walter de. Apropriações melodramáticas: o caso Pedrinho no Jornal NacionaleemSenhora do Destino. Comunicação & Educação. São Paulo, v. 11, n. 2, 2006.
SPARKS, Colin. Popular journalism. In: DAHLGREN, Peter; SPARKS, Colin (orgs). Journalism and popular culture. Londres/NY: Sage, 1992.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e Diferença. Petrópolis: Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Ana Carolina Damboriarena Escosteguy, Lírian Sifuentes, Laura Wottrich, Renata Córdova da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).