A participação dos integrantes nos sites de redes sociais como uma dimensão do acontecimento jornalístico
Palavras-chave:
Acontecimento. Circulação Jornalística. Redes sociais. Twitter.Resumo
O artigo discute a possibilidade de se considerar a participação dos interagentes em sites de redes sociais como uma dimensão do acontecimento jornalístico, na medida em que, através da recirculação, os interagentes podem atribuir sentidos diversos e inesperados ao acontecimento. Tomamos como ponto de partida para a discussão, em caráter exploratório, a inauguração do primeiro trecho da ciclovia da Avenida Ipiranga, em Porto Alegre, RS, em maio de 2012.
Downloads
Referências
AGUIAR, L.; BARSOTTI, A. Mobilizar a audiência: uma experiência contemporânea no jornalismo online. In: Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação –Intercom. Fortaleza, CE, 2012.
ALSINA, M.R. A Construção da Notícia. Petrópolis: Vozes, 2009.
BABO-LANÇA, I. A constituição do sentido do acontecimento na experiência pública.Trajectos, n. 6, Lisboa:Casa das Letras/ISCTE, 2005 (p.85-94).
BABO-LANÇA, I. Reprodutibilidade do acontecimento na ordem institucional.In: FRANÇA, V.; CORRÊA, L.G. (Orgs.). Mídia, instituição e valores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012 (p.13-28).
BERGER, C.; T V RES, F. Tipologias do acontecimento jornal stico. In: Anais do VII SBPJor. Sa o Paulo, SP, 2009.
BOYD, d.; ELLISON, N. Social Network Sites: Definition, History, and Scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 13, n. 1, 2007.
CHARAUDEAU, P. . São Paulo Contexto, 6.
HENN, R. O acontecimento em sua dimensão semiótica. In: Anais do VII SBPJor. São Paulo, SP, 2009.
MACHADO, E. ; PALACIOS, M. Um modelo hibrido de pesquisa: a metodologia aplicada pelo GJOL. In: LAGO, C.; BENETTI, M. (Orgs.). Metodogia de pesquisa em jornalismo. Petro polis: Vozes, 2007 (p.199-222)
MAGALHÃES, D.C. Papéis do público na produção de conteúdo digital: um estudo de caso da Folha.com. Estudos em Jornalismo e Mídia, v.9, n.1. Florianópolis: UFSC,2012.
PRIMO, A. Interação Mediada por Computador. Porto Alegre: Sulina, 2007.
QUÉRÉ, L. Entre o facto e o sentido a dualidade do acontecimento. Trajectos, n. 6, Lisboa: Casa das Letras/ISCTE, 2005 (p.59-75).
RECUERO, R. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RODRIGUES, A.D. O Acontecimento.In: TRAQUINA, N. (org.). Jornalismo: questo es, teoriase esto rias. Lisboa: Veja Editora, 1996 (p. 27-33).
RUSSELL, A. Networked: a contemporary history of News in transition. Cambridge: Polity Press, 2011.
ZAGO, G.S. Recirculação Jornalística no Twitter: filtro e comentário de notícias por interagentes como uma forma de potencialização da circulação. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação), Porto Alegre:UFRGS, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Gabriela da Silva Zago

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).