Vantagem competitiva nas empresas contemporâneas
a informação e a inteligência competitiva na tomada de decisões estratégicas
Palavras-chave:
Gestão da Informação. Gestão do Conhecimento. Inteligência Competitiva.Resumo
Apresentam-se a importância da gestão da informação e da inteligência competitiva como fatores geradores de vantagem competitiva nas organizações. Por meio de um estudo junto à empresa Mizumo (SP) foi possível demonstrar como a obtenção e o uso de informações estratégicas apoiados nas ferramentas de inteligência competitiva podem trazer benefícios e subsídios às organizações na identificação de oportunidades e ameaças, ou mesmo contribuir na construção e execução de projetos inovadores que visem garantir qualidade de vida à sociedade.
Downloads
Referências
ALVARENGA NETO, R C. D. de. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. São Paulo: Saraiva, 2008.
ANGELONI, M. T.; FIATES, G. G. S. Gestão do conhecimento: livro didático. Palhoça: UnisulVirtual, 2006.
BELLUZZO, R.C.B.Competência em informação: um diferencial das pessoas no século XXI. Unicamp, 2005. Disponível em: <http://www.fe.unicamp.br/getic/arquivos/Oficina_Regina.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2010.
______. Unidades de informação sob a ótica da gestão –protocolos de certificação para acesso universal. Coordenadoria de documentação e informação jurídica. XXII CBBD, 2007. Disponível em: <http://cdij.pgr.mpf.gov.br/noticias/palestra_cbbd/T1_A2.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2010.
BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot.Tradução Plinio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
CABESTRÉ, S. A.; BELLUZZO, R C. B. Desenvolvimento e inovação no cotidiano do profissional de relações públicas. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, Ano 12 n.12, p. 141-158, jan/dez. 2008. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/AUM/article/viewFile/1021/1066> Acesso em: 26 jun. 2011.
CASTELLS, M. Sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CHOO, C.W. A organização do conhecimento:como as organizações usam a informação para cria significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2.ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.
DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação.São Paulo: Futura, 1998.
DIAS, M. M. K; BELLUZZO, R. C. B. Gestão da informação em ciência e tecnologia sob a ótica do cliente. Bauru: EDUSC, 2003. 184 p.
FULD, L. M. Inteligência competitiva: como se manter à frente dos movimentos da concorrência.Tradução Janaína Ruffoni. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, A.C. Estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2009.
IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008. Rio de Janeiro, 2010.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Arte4s Médicas do Sul; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
LINS, S. Transferindo conhecimento tácito:uma abordagem construtivista. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, 2003.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
MIZUMO. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2011.
PORÉM, M.E. A gestão da comunicação e da informação nas empresas contemporâneas sob a ótica da responsabilidade social. 2005. 224 fl. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista de Bauru. São Paulo.
RUSSO, M.Fundamentos em biblioteconomia e ciência da informação. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, 2010.
SILVA, E L da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3.ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.
SIQUEIRA, M. C. Gestão estratégica da informação. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.
TAKEUCHI, H; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Maria Eugênia Porém, Vanessa Cristina Bissoli dos Santos, Regina Célia Baptista Belluzzo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).