Competitive advantage in contemporary companies: information and competitive intelligence in strategic decision making

a informação e a inteligência competitiva na tomada de decisões estratégicas

Authors

  • Maria Eugênia Porém Universidade Estadual Paulista
  • Vanessa Cristina Bissoli dos Santos Universidade Estadual Paulista
  • Regina Célia Baptista Belluzzo Universidade Estadual Paulista

Keywords:

Information Management. Knowledge Management. Competitive Intelligence.

Abstract

We present the importance of information management and competitive intelligence as generating factors of competitive advantage in organizations. Through a study from the company Mizumo (SP) was possible demonstrate how obtaining and using of strategic information tools supported by in competitive intelligence can bring benefits and subsidies to organizations in identifying opportunities and threats, or even contribute to building and implementation of innovative projects aimed at ensuring quality of life for society.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Eugênia Porém, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação e Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Professora Assistente da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da UNESP/Bauru, Depto de Comunicação Social - Curso de Relações Públicas.

Vanessa Cristina Bissoli dos Santos, Universidade Estadual Paulista

Mestranda em Ciência da Informação - Universidade Estadual Paulista – UNESP. Especialista em Gestão da Comunicação Mercadológica – Faculdades Integradas de Bauru – FIB. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing – Centro Universitário Eurípedes de Marilia – UNIVEM

Regina Célia Baptista Belluzzo, Universidade Estadual Paulista

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Doutora e Mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Informação – UNESP/Marília e do Programa de Mestrado em Comunicação e em TV Digital- UNESP/Bauru

References

ALVARENGA NETO, R C. D. de. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. São Paulo: Saraiva, 2008.

ANGELONI, M. T.; FIATES, G. G. S. Gestão do conhecimento: livro didático. Palhoça: UnisulVirtual, 2006.

BELLUZZO, R.C.B.Competência em informação: um diferencial das pessoas no século XXI. Unicamp, 2005. Disponível em: <http://www.fe.unicamp.br/getic/arquivos/Oficina_Regina.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2010.

______. Unidades de informação sob a ótica da gestão –protocolos de certificação para acesso universal. Coordenadoria de documentação e informação jurídica. XXII CBBD, 2007. Disponível em: <http://cdij.pgr.mpf.gov.br/noticias/palestra_cbbd/T1_A2.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2010.

BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot.Tradução Plinio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

CABESTRÉ, S. A.; BELLUZZO, R C. B. Desenvolvimento e inovação no cotidiano do profissional de relações públicas. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, Ano 12 n.12, p. 141-158, jan/dez. 2008. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/AUM/article/viewFile/1021/1066> Acesso em: 26 jun. 2011.

CASTELLS, M. Sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CHOO, C.W. A organização do conhecimento:como as organizações usam a informação para cria significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2.ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.

DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação.São Paulo: Futura, 1998.

DIAS, M. M. K; BELLUZZO, R. C. B. Gestão da informação em ciência e tecnologia sob a ótica do cliente. Bauru: EDUSC, 2003. 184 p.

FULD, L. M. Inteligência competitiva: como se manter à frente dos movimentos da concorrência.Tradução Janaína Ruffoni. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A.C. Estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2009.

IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008. Rio de Janeiro, 2010.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Arte4s Médicas do Sul; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

LINS, S. Transferindo conhecimento tácito:uma abordagem construtivista. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, 2003.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MIZUMO. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2011.

PORÉM, M.E. A gestão da comunicação e da informação nas empresas contemporâneas sob a ótica da responsabilidade social. 2005. 224 fl. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista de Bauru. São Paulo.

RUSSO, M.Fundamentos em biblioteconomia e ciência da informação. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, 2010.

SILVA, E L da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3.ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

SIQUEIRA, M. C. Gestão estratégica da informação. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

TAKEUCHI, H; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

Published

2012-12-17

How to Cite

Porém, M. E., V. C. Bissoli dos Santos, and R. C. Baptista Belluzzo. “Competitive Advantage in Contemporary Companies: Information and Competitive Intelligence in Strategic Decision Making: A informação E a Inteligência Competitiva Na Tomada De Decisões estratégicas”. Intexto, no. 27, Dec. 2012, pp. 195-12, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/22959.

Issue

Section

Articles