Comunicação mercadológica na contemporaneidade
a construção de diferentes interações entre empresas e consumidores na Web
Palavras-chave:
Comunicação Mercadológica. Tipologias. Interação.Resumo
Diante das reconfigurações pelas quais a comunicação vem passando com a chegada da Web e das novas práticas assumidas pelos sujeitos, pretendemos contextualizar o cenário comunicacional das mídias digitais interativas, focando na prática das organizações e seus consumidores, para em seguida identificar as diversas tipologias de comunicações estabelecidas entre empresas e seus públicos nesse ambiente. Isto porque percebemos a existência de interações distintas que carecem de identificação, caracterização e análise.Downloads
Referências
CARDOSO, Gustavo. Da comunicação em massa à comunicação em rede: modelos comunicacionais e a sociedade de informação. In: MORAES, Dênis de. (Org). Mutações do visível: da comunicação em massa à comunicação em rede. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2010.
CORRÊA, Cynthia. A complexidade do conceito de interação mediadapor computador: para além da máquina. UNI revista -Vol. 1, n° 3: Julho, 2006. Disponível em: www.flacsoandes.org/comunicacion/aaa/imagenes/.../pub_95.pdf. Acesso em: 23 jun. 2013.
DIAZ BORDENAVE, Juan E.O que é participação. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4ª Ed. Madrid: Alianza, 2002.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
KERCKHOVE, Derrick de. A pele da cultura: investigando a nova realidade eletrônica. São Paulo: Annablume, 2009.
LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia. São Paulo: Paulus, 2010.
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
LÉVY, Pierre. A mutação inacabada da esfera pública. In: LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia. São Paulo: Paulus, 2010.
McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem.Trad. Décio Pignatari. São Paulo: Cultrix, 1964.
MONTARDO, Sandra; CARVALHO, Cíntia. Reputação e Web Semântica: estudo comparativo de buscas aplicado a blogs. Revista Comunicação, mídia e consumo. São Paulo vol .6n . 16 p. 149 -171 jul . 2009.
NICOLAU, Marcos. Fluxo, conexão, relacionamento: um modelo comunicacional para as mídias interativas. In: Revista Culturas Midiáticas, ano I, n. 01, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, agosto/dezembro de 2008.
______. O ciclo das autonomias: do texto, do suporte e do autor. In: Apropriação midiática e autonomia comunicacional: perspectivas de uma mídia livre. Revista Temática, ano VI, n.12. Disponível em < http://www.insite.pro.br/2010/Dezembro/apropriacao_autonomia_comunicacional.pdf> Acesso em: 10 de jan. 2010.
PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.
RHEINGOLD, Howard. Smart Mobs: the next social revolution. Cambridge, Perseus, 2002.
SANTAELLA, Lucia.A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade.São Paulo: Paulus, 2010.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002.
TAPSCOTT, D.; WILLIAMS, A. Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade. Uma teoria social da mídia. 9 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
TOFFLER, Alvin. A terceira onda. Rio de Janeiro: Record, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Karla Macena Patriota Bronsztein, Ana Cirne Paes de Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).