Música clássica e estilo no cinema de Hong Sang-soo
parametria e Romantismo europeu
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583.56.138127Palavras-chave:
música, cinema, Hong Sang-soo, Romantismo, parametriaResumo
A música clássica europeia está muito presente na educação formal no Leste Asiático e é ouvida em vários filmes do cineasta sul-coreano Hong Sang-soo. É um repertório do gosto dele, como relatado em entrevistas e o diretor opera ativamente na criação e escolha da música na maioria dos seus filmes, procedimento que corresponde ao conceito de Gorbman (2007) de “música de autor”. Hong tem sido bastante estudado por sua narrativa, definida por Medeiros (2018) como paramétrica a partir de Bordwell, mas, neste trabalho, concentramo-nos na música, com análise fílmica de três longas-metragens que têm relação com o Romantismo musical e pictórico europeu. Tais relações são demonstradas em trechos dos filmes com uso de música clássica. Em Filha de ninguém (2013), a música de Beethoven é parte da estrutura paramétrica. Em Na praia à noite sozinha (2017), a música de Schubert marca momentos estruturais chaves e de melancolia. Nesses dois filmes, relacionamos as imagens dos momentos de música com pinturas do romântico alemão Caspar David Friedrich. Em Silvestre (2018), Schubert e Wagner estão ao fundo de conversas tensas, havendo relações entre os movimentos da conversa e os da música.
Downloads
Referências
A CÂMERA de Claire. Direção: Hong Sang-soo. Coreia do Sul: JeonwonsaFilm, 2017. (69 min).
A MULHER que fugiu. Direção: Hong Sang-soo. Coreia do Sul: JeonwonsaFilm, 2020. (77 min).
A MULHER é o futuro do homem. Direção: Hong Sang-soo. Coreia do Sul: JeonwonsaFilm, 2004. (88 min).
A VIRGEM desnudada por seus celibatários. Direção: Hong Sang-soo. Coreia do Sul: Miracin Korea, 2000. (126 min).
ADEUS à linguagem. Direção: Jean-Luc Godard. França: Centre national du cinéma et de l'image animée, 2014. (69 min).
ADORNO, T. Schubert. In: ADORNO, T. Musikalische Schriften IV: moments musicaux, impromptus. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1982.
BORDWELL, D. Narration in the fiction film. Madison: University of Wisconsin Press, 1985.
BRASILEIRO, S.; MEDEIROS, V.; VEIGA, I. (org.). Encontros à deriva: retrospectiva Hong Sang-soo. Cotia: LDC, 2021.
BURCH, N. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 2008.
CERTO agora, errado antes. Direção: Hong Sang-soo. Coreia do Sul: Jeonwonsa Film, 2015. (121 min).
CHION, M. La musique au cinéma: les chemins de la musique. 2. ed. rev. e aum. Paris: Fayard, 2019.
CONTO de cinema. Direção: Direção: Hong Sang-soo. Coreia do Sul: Jeonwonsa Film, 2005. (89 min).
DE VALCK, M. Film festivals: from European geopolitics to global cinephilia. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2007.
DIÁRIO de um padre. Direção: Robert Bresson. França: UGC, 1951. (115 min).
FILHA de ninguém. Direção: Hong Sang-soo. Coreia do Sul: Jeonwonsa Film, 2013. (90 min).
GARCIA, A. Filmes de conversação: conceito, história e análise de um estilo cinematográfico. 2022. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
GORBMAN, C. Auteur music. In: GOLDMARK, D.; KRAMER, L.; LEPPERT, R. (org.). Beyond the soundtrack: representing music in cinema. Los Angeles: University of California Press, 2007. p. 149-162.
GREIG, D. Baroque music in post-war cinema: performance practice and musical style. Cambridge: Cambridge University Press, 2021.
GUY, N. Garbage truck music and sustainability in contemporary Taiwan: from cockroaches to Beethoven and Beyond. In: COOLEY, T. (org). Cultural sustainabilities: music, media, language, advocacy. Urbana: University of Illinois Press, 2019. p. 63-74.
HAN, K. Bong Joon-ho and his Parasite composer struggled to perfect the film’s key song. Polygon, New York, 8 Apr. 2020.
KIM, K. Virtual hallyu: Korean cinema of the global era. Durham: Duke University Press, 2011.
KLINGER, G. Catching up with Hong Sang-Soo. Notebook Mubi, London,10 May 2011.
KOREN, A. Crystallizing time: fragmentary narratives in the films of Hong Sang-soo. 2017. Dissertação (Mestrado em Art and Media Studies) - Norwegian University of Science and Technology, Trondheim, 2017.
KWANG, O. No “Korean Wave” here: western classical music and the changing value system in South Korea. Southeast Review of Asian Studies, Champaign, v. 31, p. 56-68, 2009.
HUGUES, D. “There are Miracles”: a conversation with Hong Sang-soo. Notebook Mubi, London, 16 Nov. 2017.
MAIMETS-VOLT, K. Arvo Pärt's Tintinnabulimusic in film. Music and the Moving Image, Illinois, v. 6, n. 1, p. 55-71, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5406/musimoviimag.6.1.0055. Acesso em: 23 mar. 2024.
MEDEIROS, V. Amores interessantes: processo, forma e afeto no cinema de Hong Sang-Soo. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
MULHER na praia. Direção: Hong Sang-soo. Coreia do Sul: Bom Film Productions, 2006. (100 min).
NA PRAIA à noite sozinha. Direção: Hong Sang-soo. Coréia do Sul: Jeonwonsa Film, 2017. (101 min).
NOITE e dia. Direção: Hong Sang-soo. Coreia do Sul: Bom Film Productions, 2008. (144 min).
O DIA em que ele chegar. Direção: Hong Sang-soo. Coreia do Sul: Jeonwonsa Film, 2011. (79 min).
O DIA em que o porco caiu no poço. Direção: Hong Sang-soo. Coreia do Sul: Dong A.Exports, 1996. (116 min).
O FILME de Oki. Direção: Hong Sang-soo. Coreia do Sul: Jeonwonsa Film, 2010. (80 min).
O PODER da província de Kangwon. Direção: Hong Sang-soo. Coreia do Sul: Miracin Korea, 1998. (108 mim).
O PORTAL do regresso. Direção: Hong Sang-soo. Coreia do Sul: MiracinKorea, 2002. (115 min).
PARASITA. Direção: Bong Jooh-ho. Coreia do Sul: CJ Entertainment, 2019. (132 min).
PATIER, D. Schubert: le promeneur solitaire. Paris: Gallimard, 1994.
SILVESTRE.Direção: Hong Sang-soo. Coréia do Sul: Jeonwonsa Film, 2018. (66 min).
VOCÊ e os seus. Direção: Hong Sang-soo. Coréia do Sul: Jeonwonsa Film, 2016. (86 min).
WARREN, B. Somewhere between fiction and fiction: disentangling partial-geometric narratives in the cinema of Hong Sang-soo. 2015. Dissertation (Master of Arts - Film Studies) - Concordia University Montréal, Canada, 2015.
YANG, M. East Meets West in the concert hall: Asians and classical music in the century of imperialism, post-colonialism, and multiculturalism. Asian Music, Austin, v. 38, n. 1, p. 1-30, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luíza Beatriz Alvim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).