Temáticas e abordagens dos editoriais jornalísticos brasileiros no contexto da desinformação

posicionamentos durante o mandato de Jair Bolsonaro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583.56.136230

Palavras-chave:

jornalismo político, edigorial jornalístico, desinformação, estratégias argumentativas, linguística de corpus

Resumo

O artigo apresenta as temáticas e abordagens dos editoriais jornalísticos de três impressos de circulação nacional no Brasil (Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo) quanto à forma que abordaram a desinformação em seus textos. O recorte compreende todos os editoriais com alguma menção à desinformação ou fake news publicados entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022, período de mandato de Jair Bolsonaro na presidência. A teorização considera as desordens de informação no contexto de pós-modernidade, isto é, período em que toda e qualquer verdade é questionada. Os editoriais são analisados sob a ótica da Análise Discursiva Argumentativa e da Linguística de Corpus. Juntas, elas possibilitam uma análise do discurso tradicional e a expansão das suas inferências a um conjunto volumoso de textos. O estudo revela que a temática da desinformação nos editoriais é vinculada principalmente à política. Quanto ao conteúdo, são defendidos os valores jornalísticos e constitucionais e o jornalismo é reforçado como pilar da democracia. Sobre a organização política nacional, a temática da desinformação reforça a necessidade de um regramento das redes sociais e destaca o uso da desinformação como estratégia política bolsonarista.

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Biografia do Autor

Cristiano Magrini Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom-UFSM).

Rejane de Oliveira Pozobon, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM. Docente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale dos Sinos.

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Publicado

2024-04-24

Como Citar

Rodrigues, C. M., e R. de O. Pozobon. “Temáticas E Abordagens Dos Editoriais jornalísticos Brasileiros No Contexto Da desinformação: Posicionamentos Durante O Mandato De Jair Bolsonaro”. Intexto, nº 56, abril de 2024, doi:10.19132/1807-8583.56.136230.

Edição

Seção

Artigos