As Celebridades Transclasse

uma possível abordagem para o fenômeno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583.55.129351

Palavras-chave:

estudos de celebridades, sujeito transclasse, Jojo Todynho

Resumo

Propomos aqui uma discussão teórico-metodológica que procura aplicar o conceito de sujeito transclasse para as análises sobre celebridades. Tal termo faz relação com a possibilidade de uma pessoa transcender a sua classe social de origem, alcançando um alto posto estrutural socioeconômico. Na tentativa de fazer essa discussão, criamos um breve estado da arte sobre os estudos de celebridades apoiado em alguns autores, como França, Simões, Rojek, entre outros. A partir disso, introduzimos o conceito de sujeito transclasse para além do conceito sociológico de ascensão, bem como algumas possibilidades de aplicação associada às celebridades. No final, propomos uma análise inicial, a partir de um estudo de caso, para entender o conceito aplicado à cantora e apresentadora Jojo Todynho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Basilio Santana, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando pelo PPGCOM-UFMG. Mestre em Comunicação Social na área de concentração em Interações Midiatizadas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela mesma instituição. Integrante do GRIS (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da FAFICH/UFMG), participante também do Laboratório de Acontecimento Midiático deste grupo, o GrisLab, contribuindo com análises mensais de acontecimento nacionais e internacionais. Membro do Grupo de Estudo Mídia e Narrativa na PUC Minas. Escrevo artigos para as áreas de representatividade, espetacularização, celebridade, performance e política.

Gilvan Ferreira de Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também concluiu o seu mestrado na mesma área. Especialista em Gestão e Comunicação Empresarial pela PUC-MG/IEC, graduado em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras e em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui também Licenciatura em Ciências Sociais/Sociologia pela Faep - Faculdade de Educação Paulistana. É professor universitário desde 2003 em diversas disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação de Comunicação e outros. Autor de dois livros e organizador de outros dois, tem experiência de mais de 25 anos de mercado como jornalista e publicitário, tendo atuado como repórter e apresentador de TV, repórter e editor de jornal impresso e assessor de comunicação em instituições públicas e privadas. Seus estudos são voltados principalmente para os seguintes temas: metodologia de pesquisa, sociologia da comunicação, teorias da comunicação e do jornalismo, telejornalismo e narrativas de ficcionais com ênfase em telenovelas.

Referências

ANDALÉCIO, Marina. Em busca da fama: performances e representações no programa Ídolos. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOORSTIN, Daniel. The image: a guide to pseudo-events in America. New York: Vintage Books, 1992.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. 2. ed. rev. Porto Alegre: Zouk, 2013.

BRAUDY, Leo. The frenzy of renown: fame and its history. Nova York: Vintage Books, 1997.

DECORDOVA, Richard. Picture personalities: the emergence of the star-system in America. Illinois: University of Illinois Press, 2001.

DYER, Richard. Stars. Londres: British Film Institute Publishing, 1979.

FERREIRA, Dôuglas Aparecido. “Como é trabalhar aí?”: um olhar comunicacional sobre trabalho e emoções nas agências publicitárias brasileiras. 2022. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.

FRANÇA, Vera Regina Veiga. Jornalismo e vida social: a história amena de um jornal mineiro. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

GAMSON, Joshua. Claims to fame: celebrity in contemporary America. Berkeley: University of California Press, 1994.

GIL, Antonio Carlos. Estudo de caso: fundamentação científica, subsídios para coleta de análise de dados e como redigir relatório. São Paulo: Atlas, 2009.

JAQUET, Chantal. Les transclasses ou la non-reproduction. Paris: Presses Universitaires France., 2014.

JOJO Todynho vira musa de estilista francês e assiste a desfile em Paris com famosos. In: FANTÁSTICO. Apresentado por Maju Coutinho. Rio de Janeiro: Rede Globo, 10 jul. 2022, 21h. Duração 3m 38s.

KISSLING, Elisabeth Arveda. I don’t have a great body, but I play one on TV: the celebrity guide to fitness and weight loss in United States. United Kingdom, Women’s Studies in Communication, v. 18, n. 2, p. 209-216, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07491409.1995.11089800. Acesso em: 31 mai. 2023.

LANA, Lígia. Personagens públicas na mídia, personagens públicas em nós: experiências contemporâneas nas trajetórias de Gisele Bündchen e Luciana Gimenez. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

LOWENTHAL, Leo. Literature, popular culture and Society. Palo Alto: Pacific Book, c1961.

MACHADO, Ida Lúcia. Narrativas de vida: saga familiar & sujeitos transclasses. Coimbra: Grácio,2020.

MEDEIROS, Fernanda Faria. Celebridades no Instagram: intimidade e relação com fãs. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

MORIN, Edgar. As estrelas: mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.

QUAL O PATRIMÔNIO e fortuna de Jojo Todynho? Quanto ganha por mês? JB BLOG: Jornal do Bolsão, São Paulo, 18 fev. 2023.

ROJEK, Chris. Celebridade. São Paulo: Rocco, 2008.

STACEY, Jackie. Feminine fascinations: a question of identifications. In:HOLLOWS, Joanne; HUTCHINGS, Peter; JANCOVICH, Mark (eds.). The film studies reader. United Kingdom: Arnold, 2000. p. 252-285.

SIMÕES, Paula. O acontecimento Ronaldo: a imagem pública de uma celebridade no contexto social contemporâneo. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

TURNER, Graeme. Understanding celebrity. Londres: Sage, 2009.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Santana, P. H. B., e G. F. de Araújo. “As Celebridades Transclasse: Uma possível Abordagem Para O fenômeno”. Intexto, nº 55, junho de 2023, p. 129351, doi:10.19132/1807-8583.55.129351.

Edição

Seção

Artigos