Construindo sombras com “ideologia de gênero”
deslizamentos discursivos em postagens no Twitter de atores políticos da Nova Direita (2014-2019)
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583.55.124033Palavras-chave:
discurso político, ideologia de gênero, nova direita, comunicação política, Análise do discursoResumo
O termo ideologia de gênero foi recorrentemente empregado em embates políticos no Brasil e o sentido dessa expressão variou ao longo dos anos. Considerando esses deslizamentos de sentido, este artigo objetiva analisar as estratégias discursivas de comunicação política que mobilizaram o termo ideologia de gênero em postagens no Twitter. Para tanto, foi recortado um corpus com 205 posts da intitulada Nova Direita, entre 2014 e 2019, por meio da plataforma Twitter Advanced Search. A análise, de caráter quantitativo com interpretação qualitativa, fundamenta-se nos estudos do discurso de linha francesa de Michel Pêcheux a partir de conceitos como interdiscurso, formação discursiva, posição de sujeito e efeito de sentido. Ao verificar a evolução diacrônica na maneira como “ideologia de gênero” foi alocada no discurso político, notou-se que deslizar o sentido do termo foi uma estratégia comunicativa instrumentalizada, ano após ano, a fim de buscar a polarização política através da consolidação de dois campos interdiscursivos: um que insere a “ideologia de gênero” em oposição às “lutas” da nova direita, como a “defesa da família” e o “combate” ao comunismo, e outra, que insere a “ideologia de gênero” subordinada e pertencente à esquerda, ao comunismo, à corrupção, à universidade.
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