Articulações teóricometodológicas em uma experiência etnográfica com adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.111888Palavras-chave:
Metodologia em Comunicação, Etnografia, Estudos Culturais Latino-Americanos, Cartografia, Adolescentes e redes sociaisResumo
Neste artigo, propomos caminhos para investigar os modos pelos quais adolescentes participam dos circuitos de produção de sentido na internet. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, feita com um grupo de doze adolescentes goianos, na faixa etária de quinze a dezessete anos, estudantes de uma escola estadual em Aparecida de Goiânia, Goiás. Aqui, faremos uma análise dos procedimentos adotados na pesquisa de campo, fundamentada teoricamente nos Estudos da Cultura Latino-Americanos. O objetivo é elaborar uma proposta viável de realização de pesquisa empírica no campo da Comunicação, partindo dos usos sociais do YouTube e do Instagram, plataformas constituídas por múltiplos recursos audiovisuais populares entre os entrevistados. Portanto, a partir da combinação de técnicas etnográficas de produção de dados, tais como observação participante, discussão em grupo e entrevistas individuais em profundidade, mapeamos e discutimos os processos de circulação e ressignificação de imagens, considerando as necessidades específicas destes jovens. Destacamos, como resultados, a necessidade de manter uma postura flexível na dinâmica empírica para compreender as demandas dos entrevistados e acolher suas contribuições, sem perder de vista o eixo central da pesquisa, mas permitindo fazer adaptações em um processo reflexivo que deve acontecer não só na análise dos dados, mas também durante sua produção.
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