Articulações teóricometodológicas em uma experiência etnográfica com adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.111888

Palavras-chave:

Metodologia em Comunicação, Etnografia, Estudos Culturais Latino-Americanos, Cartografia, Adolescentes e redes sociais

Resumo

Neste artigo, propomos caminhos para investigar os modos pelos quais adolescentes participam dos circuitos de produção de sentido na internet. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, feita com um grupo de doze adolescentes goianos, na faixa etária de quinze a dezessete anos, estudantes de uma escola estadual em Aparecida de Goiânia, Goiás. Aqui, faremos uma análise dos procedimentos adotados na pesquisa de campo, fundamentada teoricamente nos Estudos da Cultura Latino-Americanos. O objetivo é elaborar uma proposta viável de realização de pesquisa empírica no campo da Comunicação, partindo dos usos sociais do YouTube e do Instagram, plataformas constituídas por múltiplos recursos audiovisuais populares entre os entrevistados. Portanto, a partir da combinação de técnicas etnográficas de produção de dados, tais como observação participante, discussão em grupo e entrevistas individuais em profundidade, mapeamos e discutimos os processos de circulação e ressignificação de imagens, considerando as necessidades específicas destes jovens. Destacamos, como resultados, a necessidade de manter uma postura flexível na dinâmica empírica para compreender as demandas dos entrevistados e acolher suas contribuições, sem perder de vista o eixo central da pesquisa, mas permitindo fazer adaptações em um processo reflexivo que deve acontecer não só na análise dos dados, mas também durante sua produção.

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Biografia do Autor

Lara Lima Satler, Universidade Federal de Goiás

Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2), CNPq. Professora nos Programas de Pós-graduação em Comunicação e Performances Culturais (PPGCom/PPGPC), Universidade Federal de Goiás (UFG). E-mail: lara_lima_satler@ufg.br ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2509-6278 Lattes: http://lattes.cnpq.br/7575445484262991

Ana Júlia de Freitas Carrijo

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de pesquisa Mídia e Cultura. Bolsista CAPES. E-mail: anajucarrijo@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0948153683101920

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Satler, L. L., e A. J. de F. Carrijo. “Articulações teóricometodológicas Em Uma Experiência etnográfica Com Adolescentes”. Intexto, nº 53, janeiro de 2022, p. 111888, doi:10.19132/1807-8583202253.111888.

Edição

Seção

Artigos