A perspectiva hedonista do elemento femme fatale: a contribuição da visualidade na construção da personagem Nelly Borden em Milano Calibro 9
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.107455Palavras-chave:
Análise fílmica, Cinema noir italiano, Direção de arte, Femme fatale, HedonismoResumo
O trabalho objetiva, a partir da análise do filme Milano Calibro 9, abordar a perspectiva hedonista do cinema noir italiano. Elege-se o elemento femme fatale como foco central de observação. Observa-se, prioritariamente, a visualidade da obra, buscando-se regularmente os elementos concretos e visíveis de trabalho da direção de arte. A análise é conduzida por uma construção metodológica compreendida a partir de alguns pressupostos da Análise Fílmica, destacando-se, para tal, os autores Jacques Aumont e Michel Marie, e, Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété, e também da proposição metodológica de Diane Rose. A pesquisa permite apontar e refletir sobre o modo como a femme fatale, em seu potencial hedonista, direciona as demais personagens e funciona como elemento fundamental para a condução da narrativa.
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