Análise da pesquisa em HQs no Brasil: a contribuição da ECA-USP
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.103980Palavras-chave:
História em quadrinhos, Comunicação, Pesquisa, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São PauloResumo
Este artigo busca levantar um histórico da pesquisa sobre histórias em quadrinhos no Brasil, especialmente no âmbito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, apontando autores e iniciativas de relevância. Utilizou-se a metodologia da revisão de literatura aliada à pesquisa bibliográfica. Foi descrita uma possível trajetória da pesquisa brasileira em quadrinhos, dentro dos limites propostos, desde seus primórdios até os dias atuais. Constatou-se a inicial resistência por parte das elites culturais e dos pares acadêmicos, seguida pela progressiva aceitação do campo de investigação à medida que os trabalhos foram aumentando em número e ganhando publicidade. Procurou-se indicar perspectivas e limites vislumbrados pelos pesquisadores da área. Ao final, elencou-se uma relação de espaços de pesquisa mapeados em território nacional. Conclui-se que a área teve clara expansão, evidenciando-se, no entanto, a necessidade de contínuo incremento das oportunidades de estudo, como, por exemplo, por meio da abertura de programas de pós-graduação, como mestrado e doutorado específicos.
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