A ética nas políticas e nas pesquisas sobre comunicação no serviço público brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.103789Palavras-chave:
Comunicação no serviço público, Comunicação pública, Ética e comunicação pública, Valores democráticos, Valores profissionais no serviço públicoResumo
Este estudo exploratório examina elementos normativos presentes em textos brasileiros sobre comunicação no serviço público. Analisamos dois conjuntos de documentos: de um lado, políticas de comunicação de instituições públicas e propostas de códigos de ética profissional; de outro, estudos de autores de referência e pesquisas apresentadas em eventos recentes. Identificamos valores ligados à promoção da democracia e da cidadania, que se articulam a valores profissionais do campo da comunicação pública, especialmente do jornalismo público, como isenção e pluralismo. Na análise, identificamos uma contraposição entre esses valores – tanto os democráticos como os profissionais – e valores que são apresentados como interesses externos, seja da imprensa comercial, seja, de outros integrantes da instituição que não os profissionais de comunicação – por exemplo, parlamentares, dirigentes e gestores de instituições públicas.
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