Parangolés – Hélio Oiticica Parresiasta

Autores

  • Talita Trizoli

Palavras-chave:

Hélio Oiticica, Parresía, Michel Foucault, Arte brasileira.

Resumo

Efetua-se aqui uma aproximação entre os Parangolés de Hélio Oiticica, e o conceito de parresía de Michel Foucault, principalmente via os últimos cursos no Collége de France do filósofo. Partindo de uma perspectiva particular desse gesto máximo de risco e coragem no mundo helênico, a parresía, até as investidas vivenciais de Oiticica, verifica-se assim a permanência da potencialidade política e poética na arte contemporânea brasileira, em uma de suas figuras icônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Trizoli

Doutora em Educação sobre a supervisão do prof. Celso Favaretto com a tese "Atravessamentos Feministas: um panorama de mulheres artistas no Brasil dos anos 60/70". Mestra pelo Programa Interunidades em Estética e História da Arte com a dissertação "Regina Vater. Por uma crítica feminista da arte brasileira", orientada pela profa. Cristina Freire. Bacharel e Licenciada na área de Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Foi professora na Faculdade de Artes Visuais e EAD da UFG, e no DEART - UFU. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Pintura e Educação (NUPPE) do departamento de artes da UFU, do GEACC - Grupo de Estudos em Arte Conceitual e Conceitualismos no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, do Kinosophia da FAFIL-UFG, e do Grupo de Estudos em Estética Moderna e Pós-moderna da Faculdade de Filosofia da USP. Curadora de projetos ligados às questões de feminismo, gênero, política e ética nas artes.

Downloads

Publicado

2019-07-31

Como Citar

Trizoli, T. (2019). Parangolés – Hélio Oiticica Parresiasta. Ícone: Revista Brasileira De História Da Arte, 4(4), 194–217. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/icone/article/view/90731

Edição

Seção

Artigos