Parangolés – Hélio Oiticica Parresiasta
Palavras-chave:
Hélio Oiticica, Parresía, Michel Foucault, Arte brasileira.Resumo
Efetua-se aqui uma aproximação entre os Parangolés de Hélio Oiticica, e o conceito de parresía de Michel Foucault, principalmente via os últimos cursos no Collége de France do filósofo. Partindo de uma perspectiva particular desse gesto máximo de risco e coragem no mundo helênico, a parresía, até as investidas vivenciais de Oiticica, verifica-se assim a permanência da potencialidade política e poética na arte contemporânea brasileira, em uma de suas figuras icônicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Ícone autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
Normas e formulários de direitos autorais
seção tradução: diretrizes internacionais de direitos autorais, seguindo as normas para publicação desta revista (ver item Tradução).
imagens dentro de artigos: o autor será responsável por detectar a necessidade ou não de uma autorização de uso de imagem. Todos os autores deverão assinar um termo de responsabilidade pelo uso das imagens contidas em seus artigos.
capa: envio de termo de autorização de uso de imagem submetida ao processo de avaliação, no caso de aceite. O termo deve conter também a autorização para uso da imagem em mídias sociais e demais divulgações da publicação.