“PADÊ DAS MOÇAS”: FEMINISMOS E ENCRUZILHADAS EM ZONA CONTAMINADA

Autores

  • Tauane Nunes Alamino IBILCE/UNESP

Palavras-chave:

Feminismo, Encruzilhada, Orixás, Zona Contaminada, Caio Fernando Abreu.

Resumo

O presente trabalho explora o conceito de encruzilhadas explicado por Leda Maria Martins e Carla Akotirene. As produções de Silvia Federici contribuem para refletir sobre o poder das mulheres sobre seus corpos e o interesse do Estado em controlar a fertilidade feminina, questões constituintes do conflito dramático do texto teatral Zona Contaminada de Caio Fernando Abreu, performado pela Cia. Do Santo Forte em 2020 como contrapartida do Prêmio Nelson Seixas de Teatro de São José do Rio Preto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tauane Nunes Alamino, IBILCE/UNESP

Atriz, dançarina e performer e diretora teatral e lidera a Companhia do Santo Forte Artes Cênicas. Mestranda em Letras pelo IBILCE/UNESP, Bacharela em Artes Cênicas pela UEL - Universidade Estadual de Londrina, e Arte-educadora pela Claretiano. A pesquisa sobre os “Arquétipos da Umbanda para o trabalho do ator” começou no ano de 2011 no curso de Artes Cênicas da Uel, como iniciação científica financiada pela CAPES. Recebeu Prêmios Municipais, Estaduais e Federais com seu grupo.

Referências

ABREU, Caio Fernando. Teatro Completo. Rio de Janeiro: Agir, 2009.

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Trad. Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.

FEDERICI, Silvia. Mulheres e a caça às bruxas: da idade média aos tempos atuais. Trad. Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2019.

FEDERICI, Silvia. O Ponto Zero da Revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. Trad. Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2019.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: O Reinado do Rosario no Jatoba. São Paulo: Perspectiva. 1997.

Downloads

Publicado

2022-03-23

Como Citar

Alamino, T. N. (2022). “PADÊ DAS MOÇAS”: FEMINISMOS E ENCRUZILHADAS EM ZONA CONTAMINADA. Ícone: Revista Brasileira De História Da Arte, 6(7), 10–25. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/icone/article/view/119289

Edição

Seção

Artigos