A mitologia pessoal de Alfonso D'Este

o sentido dos mitos no sistema de autorrepresentação do duque de Ferrara

Autores

  • Tânia Kury Carvalho Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Palavras-chave:

Pinturas mitológicas, Antônio Lombardo, Dosso Dossi, Ticiano, Alfonso d’Este

Resumo

Este artigo analisa os mitos escolhidos por Alfonso d'Este para representar sua personalidade, sua regência e seu legado. Considera os relevos do Estúdio dos Mármores e as pinturas do Gabinete de Alabastro como um projeto único, cuja interpretação dos mitos permite ir além da parcial e usual noção de Alfonso d'Este como hedonista e iletrado, e identifica uma preocupação com erudição e a expressão de atributos como virtude e sabedoria para garantir a paz em Ferrara.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Kury Carvalho, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

É mestra e doutoranda em história da arte pela Unifesp. Tem especialização em Comunicação e Semiótica, e é graduada em Comunicação Social. Bolsa Capes.

Downloads

Publicado

2025-03-21

Como Citar

Carvalho, T. K. (2025). A mitologia pessoal de Alfonso D’Este: o sentido dos mitos no sistema de autorrepresentação do duque de Ferrara. Ícone: Revista Brasileira De História Da Arte, 8(9), 74–96. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/icone/article/view/134533

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.