Sobre Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea e a poiesis ininterrupta

Autores

Palavras-chave:

Moquém Surarî, arte indígena contemporânea, cosmologias, ações decoloniais

Resumo

A exposição Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea, ocorrida em 2021, trouxe à cena artística contemporânea uma grande quantidade de significados. As obras dialogam com as visões de mundo dos povos indígenas, as quais evidenciam não só valor estético, como também um gesto político frente ao colonialismo e seus tradicionais desdobramentos envolvendo violência e apagamento de significados. Seu papel na contemporaneidade lançou não apenas perguntas e aberturas, mas também debates inadiáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Merlo Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Médico pela Universidade de Passo Fundo, especialista em psiquiatria pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (Grupo Hospitalar Conceição) e especialista em Preceptoria Médica pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz – São Paulo. É coordenador do serviço de psiquiatria e preceptor do programa de residência médica em psiquiatria do Hospital Nossa Senhora da Conceição (GHC), e secretário da psiquiatria da Associação Brasileira de Neuropsiquiatria Geriátrica. Acadêmico do curso de Bacharelado em História da Arte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2025-03-21

Como Citar

Medeiros, P. M. (2025). Sobre Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea e a poiesis ininterrupta. Ícone: Revista Brasileira De História Da Arte, 8(9), 34–43. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/icone/article/view/132378

Edição

Seção

Texto Crítico

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.