Avaliação de microrganismos mesófilos aeróbicos em placas de corte após diferentes métodos de higienização [Evaluation of mesophilic aerobic in cutting boards after different methods of cleaning]
DOI:
https://doi.org/10.22491/2357-9730.40212Keywords:
Polietileno, contaminação de equipamentos, desinfecçãoAbstract
Introdução: Superfícies contaminadas que entram em contato com alimentos podem representar perigos pelo risco de contaminação cruzada. Processos de higienização adequados devem ser utilizados para minimizar esses riscos. O objetivo deste estudo foi avaliar métodos de higienização em placas de polietileno novas e usadas, identificando, por meio de testes laboratoriais, o mais eficaz para a utilização no processamento de alimentos que não passam por cocção em uma unidade produtora de refeições (UPR) na cidade de Porto Alegre/RS.
Metodologia: Foram utilizadas 6 placas de corte sendo 3 delas com mais de um ano de uso (usadas) e outras 3 placas com tempo de uso mais recente (novas). As placas foram pareadas para a realização da avaliação dos três processos distintos de higienização, sendo que o procedimento de limpeza com água e detergente neutro foi comum a todas. Após a realização de cada uma das etapas as placas foram encaminhadas para laboratório para a realização dos testes de plaqueamento em superfície direta para verificar a contagem de colônias de bactérias mesófilas aeróbias. Resultados: A higienização com o hipoclorito de sódio foi o método mais eficaz para a higienização das placas de polietileno novas. Nas placas de polietileno usadas nenhum dos processos realizados mostrou eficácia.
Conclusão: Ficou evidenciado que o estado de conservação das placas de polietileno foi de fundamental importância para a garantia de eficácia dos processos de higienização das superfícies e consequentemente para a minimização de riscos de contaminação nos alimentos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).