Sistema Informatizado de Notificação de Infecção Cirúrgica Pós-alta no Hospital de Clínicas de Porto Alegre - RS

Autores

  • José Ricardo Guimarães HCPA
  • Márcia Rosane Pires Hospital de Clínicas de Porto Alegre, RS
  • Loriane Konkeviczl hcpa
  • Fred Fink HCPA
  • Ana Cristina Trois Endres HCPA
  • Lucia Caye HCPA
  • Ricardo de Souza Kuchenbecker HCPA

Palavras-chave:

informática médica, infecção cirúrgica, infecção hospitalar

Resumo

Introdução: Este trabalho descreve o sistema informatizado de vigilância de infecção cirúrgica pós-alta.

Métodos: Foram comparadas as taxas de infecção relacionadas a sítio cirúrgico em dois períodos, antes e após a implantação do sistema informatizado, de janeiro de 1999 a fevereiro de 2002 (período I, 38 meses) e de janeiro de 2005 a março de 2006 (período II, 14 meses). O sistema apura dados referentes a tempo cirúrgico, potencial de contaminação da cirurgia, classificação de gravidade do paciente e notificação pelo cirurgião, realizada compulsoriamente quando da revisão ambulatorial. Após a implantação do sistema informatizado, foi possível quase duplicar o número de infecções detectadas, de 2,5% (período I) para 4,4% (período II). No que se refere às taxas de infecção pós-cirurgias limpas detectadas no período pós-alta, a taxa de infecção aumentou de 0,2% para 1,9%, resultando em uma melhora de detecção de 1,7%. Foi possível o cálculo conforme padronização de risco proposta internacionalmente.
Conclusão: A informatização propiciou a detecção de um grande número de casos de infecção aos quais não tínhamos acesso anteriormente e favoreceu a utilização de um sistema de indicadores de infecção aceito internacionalmente, permitindo comparações dos nossos índices de infecção, o que possibilitou uma avaliação mais crítica dos nossos processos de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Rosane Pires, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, RS

enfermeira executiva do controle de infecção do hcpa

Downloads

Publicado

2009-04-16

Como Citar

1.
Guimarães JR, Pires MR, Konkeviczl L, Fink F, Endres ACT, Caye L, Kuchenbecker R de S. Sistema Informatizado de Notificação de Infecção Cirúrgica Pós-alta no Hospital de Clínicas de Porto Alegre - RS. Clin Biomed Res [Internet]. 16º de abril de 2009 [citado 8º de dezembro de 2022];29(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/2036

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)